Hat-trick para Thibau Nys na etapa 6 do Tour de Pologne!

O belga Thibau Nys (Lidl – Trek) venceu a sexta etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 183km entre Wadowice e Bukovina Tatsanska, batendo ao sprint o italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) e o britânico Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL). O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) foi quarto e segue o camisola amarela.

Fuga forma-se cedo na etapa

A sexta etapa do Tour de Pologne começou com algumas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 9, Silvan Dillier (Alpecin – Deceuninck), Davide Formolo (Movistar Team) e Samuele Battistella (Astana Qazaqastan Team) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) e Michal Paluta (Seleção da Dinamarca) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o trio da frente.

Por volta do km 40, os dois perseguidores foram alcançados. 40km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Formolo conquistou a pontuação máxima. O trio da frente tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. A 70km do fim, Tobias Foss (Ineos Grenadiers), Tim Wellens (UAE Team Emirates), Mick Van Dijke (Team Visma | Lease a Bike) e Archie Ryan (EF Education – EasyPost) atacaram e tentavam fazer a ponte para o trio da frente.

Fortes nomes juntam-se ao grupo da frente, mas Ryan rapidamente se isola

A 60km do fim, na primeira contagem do dia, Dillier foi o primeiro a passar no topo. 15km depois, os quatro perseguidores juntaram-se a Formolo, Dillier e Battistella na frente da corrida. A 36km do fim, na segunda contagem do dia, Formolo foi o primeiro a passar no alto. O pelotão sabia que o grupo da frente era bastante perigoso e não dava uma margem superior a 1:00.

A 17km da meta, Wellens atacou e foi seguido por Mick Van Dijke e Ryan. Poucos metros depois, Ryan acelerou e conseguiu isolar-se. Wellens e Van Dijke começaram a marcar-se e o irlandês estava a conseguir aumentar o espaço. Poucos kms depois, Formolo, Battistella, Dillier, Foss, Wellens e Van Dijke foram alcançados.

A 13km da meta, Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) mexeu no pelotão, mas foi de imediato marcado. Mesmo assim, o britânico partiu o pelotão e Diego Ulissi, Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e Thibau Nys estavam cortados. Archie Ryan foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Poucos kms depois, Ulissi, Mohoric e Nys conseguiram reentrar no pelotão.

Ryan alcançado, final ofensivo, mas Nys impõe-se novamente ao sprint

A 4km da meta, Ryan entrou na subida final, a Bukovina Tatsanska, que tem uma pendente média de 5%, com 12s de vantagem sobre o pelotão. 1.2km depois, Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) acelerou em prol de Oscar Onley e foram seguidos por Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) e Jonas Vingegaard. Poucos metros depois, Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) fechou o espaço do pelotão para o grupo do camisola amarela.

A 2.3km da meta, Onley acelerou e Ryan foi alcançado. Kelderman passou para o comando do grupo e impunha um ritmo alto. Thibau Nys nunca foi ao choque nestas acelerações e a ritmo com Andrea Bagioli (Lidl – Trek) consigo, os dois conseguiram reentrar no pelotão. 700 metros depois, Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team) atacou e conseguiu um pequeno espaço. A Team Visma | Lease a Bike não queria puxar e obrigou a UAE Team Emirates a trabalhar.

A cerca de 400 metros da meta, Voisard foi alcançado. Logo a seguir, Ben Hermans (Cofidis) tentou surpreender com um ataque de longe, mas foi rapidamente alcançado. Nos metros finais, Kelderman tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas tinha Ulissi e Nys na sua roda. Os dois rapidamente passaram para o neerlandês. Quando Nys saiu da roda de Ulissi acabou por não dar hipótese e conquistou assim a etapa 6 do Tour de Pologne! Onley completou o pódio.

Jonas Vingegaard manteve a liderança da classificação geral. Diego Ulissi manteve a liderança da classificação por pontos e Michal Paluta da montanha. Norbert Banaszek (Seleção da Polónia) segue líder dos sprints intermédios e a UAE Team Emirates a melhor equipa.

Jonas Vingegaard segue o camisola amarela do Tour de Pologne (Foto: Cor Vos)
Jonas Vingegaard segue o camisola amarela do Tour de Pologne (Foto: Cor Vos)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock