Justine Ghekiere vinga a fuga na etapa 7 do Tour de France Femmes!
A belga Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) venceu a sétima etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 166.4km entre Champagnole e Le Grand-Bornand, após largar as suas companheiras de fuga a 13.4km da meta. A francesa Maeva Squiban (Arkea-B&B Hotels) foi segunda a 1:15 e a neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) terceira a 1:23. Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) foi quarta a 1:23 e segue a camisola amarela.
Começo com forte ritmo, mas fuga acaba por se formar
A sétima etapa do Tour de France Femmes começou com um ritmo alto. Nos primeiros 40km, o ritmo era forte e nenhuma ciclista tentava formar a fuga do dia. Algumas ciclistas já estavam a passar dificuldades e alguns acabavam por abandonar. Ao km 57, na primeira contagem do dia, o Col de la Croix de la Serra, Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) foi a primeira a passar no topo.
Por volta do km 80, Justine Ghekiere e Julie Van de Velde (AG Insurance-Soudal Team), Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike), Sara Martin (Movistar Team), Sarah Roy (Cofidis) e Ruth Edwards (Human Powered Health) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, na segunda contagem do dia, Ghekiere foi a primeira a passar no topo. Algumas ciclistas tentam sair do pelotão e fazer a ponte para o grupo da frente, mas acabaram por não ter sucesso.
A 66km do fim, no sprint intermédio do dia, Marianne Vos conquistou a pontuação máxima. 11km depois, Ghekiere foi a primeira a passar no alto da terceira contagem do dia. O pelotão impunha um ritmo tranquila e a fuga conseguiu uma vantagem de 5:00.
Grande ataque de Justine Ghekiere
A 15km da meta, no início do Col de Saint-Jean-de-Sixt, com 5.4km a 5.1%, Julie Van de Velde aumentou o ritmo em prol de Justine Ghekiere. Ruth Edwards e Sarah Roy rapidamente cederam. 1.6km depois, Van de Velde abriu para o lado e Ghekiere atacou. Vos e Martin não conseguiram seguir a belga e tiveram de impor o seu ritmo. A 10km da meta, na quarta contagem do dia, Ghekiere foi a primeira a passar no alto. A belga tinha 50s de vantagem sobre as duas perseguidoras e 2:30 sobre o pelotão que era comandado pela FDJ-Suez. Kristen Faulkner (EF – Oatly – Cannondale) perdeu o contacto com o pelotão.
A 7km da meta, no início da subida final, o Montée du Chinaillon, com 7km a 5.1%, Demi Vollering tentou sair do pelotão, mas sem sucesso. Logo a seguir, Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) acelerou, mas também não ganhou um espaço importante. A 6km da meta, Maeva Squiban atacou e tentava ainda lutar por um lugar do pódio da etapa. A francesa rapidamente passou por Van de Velde e ia em busca de Martin e Vos.
Ghekiere resiste e Vollering ganha 4s a Niewiadoma
A 4.5km da meta, Evita Muzic (FDJ-Suez) tentou surpreender, mas rapidamente fecharam o espaço. 1km depois, Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Squiban passou por Vos e Martin, mas era quase impossível chegar a Ghekiere. A 3km da meta, Vollering voltou a tentar, mas sem sucesso. Logo a seguir, Kasia Niewiadoma aumentou o ritmo e fez com que Vos, Martin e Rooijakkers fossem alcançadas.
Justine Ghekiere manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer esta temporada na etapa 7 do Tour de France Femmes. Maeva Squiban surpreendeu ao conseguir ser segunda a 1:15. A 1km da meta para as favoritas, Kasia Niewiadoma atacou e foi só seguida por Demi Vollering. No sprint final, a neerlandesa foi mais forte que a polaca e conquistou assim 4s de bonificação.
Kasia Niewiadoma manteve a liderança da classificação geral do Tour de France. A polaca parte para a etapa final com 27s de vantagem sobre, a melhor jovem, Puck Pieterse e 37s sobre Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling). Demi Vollering é 8ª a 1:15. Marianne Vos segue a líder da classificação por pontos e Justine Ghekiere da montanha. A Lidl – Trek lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: ASO