Tim Merlier soma 13ª vitória do ano na etapa 5 do Tour de Pologne!

O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a quinta etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 187km com partida e chegada em Katowice, batendo ao sprint o seu compatriota Jordi Meeus (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e o neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike). O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) chegou seguro no pelotão e segue assim o camisola amarela.

Fuga facilmente se forma

A quinta etapa do Tour de Pologne começou com Norbert Banaszek (Seleção da Polónia), Johan Jacobs (Movistar Team) e Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 21, no primeiro sprint intermédio do dia, Banaszek conquistou a pontuação máxima. O trio da frente conseguiu uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step e Team Visma | Lease a Bike.

A 90km do fim, na única contagem do dia, Jacobs foi o primeiro a passar no alto. O pelotão aumentou o ritmo, mas o trio da frente ainda tinha uma vantagem superior a 3:30. 40km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Azparren conquistou a pontuação máxima. A diferença entre o trio da frente e o pelotão ainda era de cerca de 2:00.

Fuga alcançada e Merlier triunfa em nova caótica chegada ao sprint

A 20km da meta, no último sprint intermédio do dia, Banaszek conquistou a pontuação máxima. O polaco acabou por tirar pé e foi alcançado. 10km depois, Jacobs e Azparren acabaram por ser alcançados pelo pelotão. Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A 3km da meta, uma queda aconteceu no pelotão que ficou todo partido. Mads Pedersen (Lidl – Trek), Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla) ficaram envolvidos.

Olav Kooij perdeu muitos lugares por causa da queda. O neerlandês conseguiu passar para os primeiros do pelotão, devido a um grande trabalho de Per Strand Hagenes (Team Visma | Lease a Bike). Nos metros finais, Jordi Meeus lançou o sprint final e Jensen Plowright (Alpecin – Deceuninck) e Kooij rapidamente se colocaram ao seu lado. A vitória parecia que ia ser para um dos três, mas Tim Merlier de trás embalado. O belga passou pelo três e conquistou assim a sua 13ª vitória da temporada na etapa 5 do Tour de Pologne. Meeus foi mais forte que Kooij e Plowright para ser segundo.

Jonas Vingegaard segue líder da classificação geral do Tour de Pologne. Diego Ulissi (UAE Team Emirates) manteve a liderança da classificação por pontos e Michal Paluta (Seleção da Polónia) da montanha. Norbert Banaszek é o novo líder dos sprints intermédios e a UAE Team Emirates segue líder por equipas.

Jonas Vingegaard segue o camisola amarela do Tour de Pologne (Foto: Szymon Gruchalski/SprintCyclingAgency©2024)
Jonas Vingegaard segue o camisola amarela do Tour de Pologne (Foto: Szymon Gruchalski/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock