Cédrine Kerbaol conquista etapa 6 do Tour de France Femmes! Kasia Niewiadoma segue líder!

A francesa Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) venceu a sexta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 159.2km entre Remiremont e Morteau, após isolar-se na frente da corrida a 13km da meta. A neerlandesa Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) foi a mais forte ao sprint do pelotão para ser segunda a 21s. A alemã Liane Lippert (Movistar Team) completou o pódio.

Começo ofensivo, mas fuga consegue formar-se

A sexta etapa do Tour de France Femmes começou com várias tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 11, Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. Poucos kms depois, Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime), Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing), Amanda Spratt (Lidl – Trek), Grace Brown, Amber Kraak e Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez), Silvia Persico (UAE Team ADQ), Valentina Cavallar (Arkea-B&B Hotels) e Anouska Koster (Uno-X Mobility) juntaram-se a Ghekiere. A belga foi a primeira a passar no topo da primeira contagem do dia.

Ao km 25, as dez da frente acabaram por ser alcançadas. 13km depois, Yurani Blanco (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike), Franziska Koch (Team DSM-Firmenich PostNL), Christine Majerus (Team SD Worx-Protime), Ellen Van Dijk (Lidl – Trek), Maaike Coljé (Arkea-B&B Hotels), Victoire Berteau (Cofidis), Amber Pate (Liv AlUla Jayco), Anya Louw (AG Insurance-Soudal Team), Anniina Ahtosalo (Uno-X Mobility), Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Julie De Wilde (Fenix – Deceuninck) e Sheyla Gutierrez (Movistar Team) fizeram a ponte para as duas da frente.

Ritmo da corrida aumenta e fuga começa a partir

A 87km do fim, Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime), Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing) e Grace Brown conseguiram também juntar-se à fuga do dia. 17km depois, na segunda contagem do dia, Ghekiere foi a primeira a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. A 59km do fim, no sprint intermédio do dia, Marianne Vos conquistou a pontuação máxima e igualou com Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) na luta pela camisola verde. 6km depois, na terceira contagem do dia, Ghekiere foi a primeira a passar no topo.

A 30km da meta, no início da La Roche du Prêtre, com 5.5km a 5.6%, Niamh Fisher-Black acelerou e foi seguida por Grace Brown, Sheyla Gutierrez, Soraya Paladin e Justine Ghekiere. Marianne Vos ainda seguiu durante uns metros, mas acabou por quebrar. No pelotão, a FDJ-Suez aumentava o ritmo. 3km depois, Fisher-Black atacou e conseguiu isolar-se. Brown e Ghekiere foram a ritmo e seguiam perto da neozelandesa.

A 26km da meta, Fisher-Black foi a primeira a passar no topo da quarta contagem do dia. Brown e Ghekiere conseguiram chegar à neozelandesa. Poucos metros depois, Ghekiere acabou por ceder. A 24km da meta, Marion Bunel (St Michel-Mavic-Auber93) atacou, mas foi rapidamente alcançada. Ghekiere, depois de momento em que estava em dificuldades, conseguiu reentrar no grupo da frente. Cerca de 3km depois, a diferença entre o trio da frente e o pelotão era de 30s. Brown conquistou a bonificação máxima no sprint bonificado do dia.

Grande ataque de Cédrine Kerbaol

A 17km da meta, Ghekiere cedeu e foi alcançada. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) atacou no pelotão, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. 1km depois, Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) atacou e juntou-se a Fisher-Black e Brown, mas as três foram de imediato alcançadas. Marianne Vos acabou por perder o contacto com o pelotão.

A 15km da meta, Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) atacou e foi seguida por Kasia Niewiadoma e Demi Vollering (Team SD Worx-Protime). Pieterse foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia. As três começaram a marcar-se e foram rapidamente alcançadas. 1km depois, Cédrine Kerbaol aproveitou muito bem que o grupo estava parado e atacou, sendo apenas seguida por Pauliena Rooijakkers.

Kerbaol isola-se e faz história

A 13km da meta, Rooijakkers deixou de ter capacidade para seguir Kerbaol e foi alcançada. 4km depois, Vos conseguiu reentrar no pelotão. Só a FDJ-Suez estava a puxar no pelotão e Kerbaol conseguiu uma vantagem de 30s. Poucos kms depois, a Canyon//SRAM Racing juntou-se à FDJ-Suez na frente do pelotão, mas não estavam a conseguiu diminuir a vantagem.

Cédrine Kerbaol manteve o seu ritmo e tornou-se assim na primeira francesa a conquistar uma etapa no Tour de France Femmes. Marianne Vos não deu hipótese ao sprint no pelotão para ser segunda a 21s. Liane Lippert completou o pódio, após ser mais forte que Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ). Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) voltou a perder muito tempo e a sua chance de terminar no top10 da geral acabou.

Kasia Niewiadoma segue líder da classificação geral do Tour de France Femmes. Marianne Vos é a nova líder da classificação por pontos e Justine Ghekiere da montanha. Puck Pieterse segue a melhor jovem e a Lidl – Trek a melhor equipa.

Kasia Niewiadoma segue a camisola amarela do Tour de France Femmes
Kasia Niewiadoma segue a camisola amarela do Tour de France Femmes

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock