Puck Pieterse conquista etapa 4 do Tour de France Femmes, após emocionante final!

A neerlandesa Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) venceu a quarta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 122.7km entre Valkenburg e Liège, batendo ao sprint a sua compatriota Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) e a polaca Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing). Pieterse estreou-se a vencer como profissional na estrada. Com o segundo lugar na etapa, Vollering segue assim a camisola amarela.

Começo com forte ritmo, mas fuga consegue formar-se

A quarta etapa do Tour de France Femmes começou com um ritmo alto. Ao km 6, na primeira contagem do dia, Silvia Persico (UAE Team ADQ) foi a primeira a passar no topo. 6km depois, na mítica subida do Cauberg, com 0.7km a 8%, a italiana foi novamente foi a primeiro a passar no alto. Durante vários kms, o ritmo da corrida seguia forte e nenhuma ciclista conseguiu sair do pelotão. Na terceira e quarta contagem do dia, Persico somou a pontuação máxima.

Ao km 34, Sara Martin (Movistar Team) atacou e formou a fuga do dia. A espanhola conseguiu uma vantagem de cerca de 1:00 sobre o pelotão. 14km depois, Laura Tomasi (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para Martin. Poucos kms depois, Tomasi foi alcançada. A 57km do fim, Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) ficou envolvida numa queda. Chloe Dygert (Canyon//SRAM Racing) ficou com a australiana e as duas tentavam reentrar no pelotão. Logo a seguir, no sprint intermédio do dia, Martin assegurou a pontuação máxima.

Martin alcançada, mas Ghekiere tenta a sua sorte de longe

A 51km do fim, a corrida teve de ser parada por causa da passagem no comboio. Isto ajudou Dygert e Bradbury a reentrar no pelotão. Logo a seguir, a corrida foi retomada com Martin a ter uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 48km do fim, Martin foi alcançada. Poucos metros depois, Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) foi a primeira a passar no topo na quinta contagem do dia.

A 35km do fim, no Côte de la Redoute, com 1.6km a 9.4%, Puck Pieterse aumentou o ritmo do pelotão que perdia bastante elementos. A neerlandesa acabou por ser a primeira a passar no topo da sexta contagem do dia. 12km depois, Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) atacou para ser a primeira a passar no topo da sétima contagem do dia. A belga continuou com o ataque e conseguiu uma vantagem de 25s sobre o pelotão.

Favoritas começam a mexer na corrida

A 16km da meta, numa descida, Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) sofreu uma queda e perdeu assim as suas chances de lutar pela etapa. 1.4km depois, as ciclistas entraram na subida mais dura do dia, o Côte de la Roche-aux-Faucons, com 1.3km a 11%. A 14.1km da meta, Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) acelerou e foi seguida por Magdelaine Vallieres (EF – Oatly – Cannondale). Poucos metros depois, as duas acabaram por ser alcançadas.

A 13.7km da meta, surpreendentemente, Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. 200 metros depois, Demi Vollering atacou e foi seguida por Kasia Niewiadoma, Puck Pieterse e Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck). As quatro passam diretas por Ghekiere e começavam a aumentar a vantagem sobre as perseguidoras. Na última contagem do dia, Pieterse foi a primeira a passar no alto.

Demi Vollering, Kasia Niewiadoma e Puck Pieterse deram espetáculo na etapa 4 do Tour de France Femmes
Demi Vollering, Kasia Niewiadoma e Puck Pieterse deram espetáculo na etapa 4 do Tour de France Femmes

Trio de luxo isola-se e disputa etapa ao sprint

A 11.2km da meta, quando o grupo perseguidor estava quase a chegar ao grupo da frente, Vollering atacou e foi seguida por Niewiadoma e Pieterse. Alguns metros depois, no sprint bonificado do dia, Vollering conquistou 6s de bonificação, Niewiadoma 4s e Pieterse 2s. Rooijakkers foi alcançada por Noemi Ruegg, Kristen Faulkner e Vallieres (EF – Oatly – Cannondale), Gaia Realini e Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Evita Muzic (FDJ-Suez), Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL), Thalita De Jong (Lotto Dstny), Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team), Mareille Meijering (Movistar Team) e Fisher-Black.

As três da frente estavam a colaborar muito bem e, a 3km da meta, tinha uma vantagem de 30s sobre as perseguidoras. A 800 metros da meta, Niewiadoma sabia que era a mais lenta das três ao sprint e tentou surpreender com um ataque de longe. Vollering rapidamente fechou o espaço com Pieterse na sua roda. Nos metros finais, Pieterse surpreendeu Vollering ao lançar o sprint final. A camisola amarela conseguiu responder ao sprint de Pieterse, mas acabou por não conseguiu passar a sua compatriota que se estreou assim a vencer como profissional na etapa 4 do Tour de France Femmes.

Kim Le Court foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 4ª a 29s. Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) perdeu 1:21 e Riejanne Markus 1:33. Neve Bradbury também não teve um bom dia e chegou com Cecilie Uttrup Ludwig a 3:09.

Demi Vollering manteve a liderança da classificação geral do Tour de France Femmes. Puck Pieterse é a nova líder da classificação da montanha e da juventude. Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) manteve a liderança da classificação por pontos e a EF – Oatly – Cannondale lidera por equipas.

Demi Vollering segue a camisola amarela do Tour de France Femmes
Demi Vollering segue a camisola amarela do Tour de France Femmes

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock