Charlotte Kool bate Lorena Wiebes e conquista etapa 2 do Tour de France Femmes!
A neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a segunda etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 69.7km entre Dordrecht e Roterdão, batendo ao sprint as suas compatriotas Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) e Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike). Kool conquistou a sua terceira vitória da temporada e reforçou a sua liderança da classificação geral.
Começo com forte ritmo, mas fuga consegue formar-se
A segunda etapa do Tour de France Femmes começou com um ritmo alto. Ao km 2, uma queda aconteceu no pelotão. Felizmente, todas as ciclistas envolvidas conseguiram voltar à bicicleta. 4km depois, cortes acabaram por acontecer no pelotão devido ao forte ritmo. Ao km 13, as ciclistas que ficaram cortadas conseguiram reentrar no pelotão. 13km depois, Laura Tomasi (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem.
Ao km 28, Tomasi acabou por ser alcançada. Logo a seguir, Audrey De Keersmaeker (Lotto Dstny) atacou e formou a fuga do dia. A belga conseguiu uma vantagem de 30s sobre o pelotão que era comandado pela Team SD Worx-Protime, Team DSM-Firmenich PostNL e Team Visma | Lease a Bike. A 33km do fim, Grace Brown (FDJ-Suez) sofreu uma queda. A australiana teve de trocar de bicicleta e, rapidamente, reentrou no pelotão.
Fuga alcançada e Kool bisa em caótica chegada ao sprint
Audrey de Keersmaeker estava a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão, mas acabou por ser alcançada a 9km da meta. Este grande esforço da belga acabou por lhe dar o prémio de combatividade do dia. Logo a seguir, o ritmo da corrida estava muito forte e algumas ciclistas acabaram por ceder. Várias equipas estavam na frente do pelotão com o objetivo de ter a sua sprinter na melhor posição possível. A 3km da meta, Ruby Roseman-Gannon e Amber Pate (Liv AlUla Jayco) e Michaela Drummond (Arkea-B&B Hotels) ficaram envolvidas numa queda.
No início do km final, a Team SD Worx-Protime assumiu o comando do pelotão. Lorena Wiebes estava na posição certa, mas acabou por ter de lançar um pouco cedo o seu sprint. A neerlandesa tinha Marianne Vos e Charlotte Kool na sua roda. Nos metros finais, Kool saiu da roda de Vos e conseguiu passar Wiebes para fazer assim o “bis” na etapa 2 do Tour de France Femmes. Destaca-se novamente o belo sprint de Lotta Henttala (EF – Oatly – Cannondale) que conseguiu ser quarta.
Charlotte Kool manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos do Tour de France Femmes. Cristina Tonetti (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) segue líder da montanha e Anniina Ahtosalo (Uno-X Mobility) da juventude. A Ceratizit-WNT Pro Cycling lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: ASO