Magnus Cort conquista Arctic Race of Norway com vitória na etapa final!
O dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility) venceu a última etapa da Arctic Race of Norway, uma ligação de 157.1km entre Glomfjord e Bodo, batendo ao sprint o francês Clément Champoussin (Arkea-B&B Hotels). O suíço Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) completou o pódio a 2s. Com a vitória na etapa, Cort reforçou a sua liderança e conquistou a classificação geral.
Fuga com bons elementos consegue ótima vantagem
A última etapa da Arctic Race of Norway começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 9, Jonas Gregaard (Lotto Dstny) e Andreas Stokbro (TDT-Unibet) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Logan Currie (Lotto Dstny), Alessandro Perracchione (Team Novo Nordisk), Karsten Feldmann (Team Coop – Repsol) e Arthur Kluckers (Tudor Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para os dois dinamarqueses.
Ao km 21, no primeiro sprint intermédio do dia, Gregaard conquistou a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Uno-X Mobility. 30km depois, na primeira contagem do dia, Gregaard foi o primeiro a passar no topo. A 76km do fim, na segunda contagem do dia, Currie foi o primeiro a passar no alto. Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL) sofreu um problema mecânico, mas rapidamente reentrou no pelotão.
A 50km do fim, os seis da frente continuavam a cooperar muito bem e tinham uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão. 20km depois, os ciclistas entraram no circuito final. A 20km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Gregaard assegurou a pontuação máxima. 10km depois, o dinamarquês conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Várias equipas juntaram-se à Uno-X Mobility, mas não estava fácil diminuir a vantagem da fuga.
Pelotão consegue fechar o espaço e Magnus Cort faz o “bis”
A 6km da meta, os seis da frente da frente ainda tinha uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. 4.9km depois, os ciclistas entraram no muro final em Bodo, que tem uma pendente média de 9.2%. Logo nos primeiros metros, Perracchione acabou por ceder. A 850 metros da meta, Gregaard viu que o pelotão se estava a aproximar rapidamente e atacou para assim se isolar na frente da corrida. A Uno-X Mobility acelerou no pelotão e rapidamente estava a fechar o espaço.
A 200 metros da meta, Magnus Cort lançou o sprint final e ninguém teve capacidade para agarrar a sua roda. 50 metros depois, o dinamarquês passou por Gregaard, mas Clément Champoussin estava a vir muito rápido e estava cada vez mais próximo. Nos últimos metros, Cort aguentou o sprint do francês para vencer assim a etapa final da Arctic Race of Norway. Fabio Christen surpreendeu ao conseguir ser mais forte que Jenno Berckmoes (Lotto Dstny), Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) e Kevin Vermaerke para ser terceiro a 2s.
Magnus Cort é assim o grande vencedor da Arctic Race of Norway, batendo Clément Champoussin por 17s e Kevin Vermaerke por 19s. O dinamarquês também venceu a classificação por pontos. Vermaerke venceu a juventude e Jelle Johannink (TDT-Unibet) a montanha. A Team Jayco-AlUla foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO