Caleb Ewan vence etapa 2 e é o novo líder da Vuelta a Burgos!

O australiano Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla) venceu a segunda etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 161km entre Villasana de Mena e Ojo Guareña, batendo ao sprint os espanhóis Roger Adria (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Iván Garcia Cortina (Movistar Team). Com as bonificações conquistadas na meta, Ewan é assim o novo líder da geral.

Fuga forma-se cedo na etapa

A segunda etapa da Vuelta a Burgos começou com Mario Aparicio (Burgos – BH), Gorka Sorarrain (Caja Rural – Seguros RGA), Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi) e Diego Sevilla (Team Polti Kometa) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 12, na primeira contagem do dia, Sevilla foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, na segunda contagem do dia, o espanhol foi novamente o primeiro a passar no alto. O quarteto da frente tinha uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

Ao km 51, na terceira contagem do dia, Sevilla foi o primeiro a passar no topo. Ben Tulett, um dos ciclistas da Team Visma | Lease a Bike que podia lutar pelo pódio da geral, abandonou a corrida após sofrer uma queda. Poucos kms depois, o pelotão aumentou o ritmo, mas o quarteto da frente continuava a colaborar muito bem e seguia com uma vantagem superior a 2:00.

Grande queda com favoritos envolvidos e fuga acaba por ser alcançada

A 50km do fim, na quarta contagem do dia, Sevilla conquistou novamente a pontuação máxima. 16km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão. Nairo Quintana (Movistar Team), Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) e Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team) foram alguns dos envolvidos. Tao Hart e Caruso foram obrigados a abandonar e Kuss e Paret-Peintre conseguiram reentraram no pelotão. Quintana perdeu as suas chances de lutar pela geral e Mayrhofer pela etapa.

A 23km do fim, na última contagem do dia, Sorarrain foi o primeiro a passar no topo. 10km depois, o espanhol atacou e isolou-se na frente da corrida. Aparicio, Isasa e Sevilla foram alcanaçados pelo pelotão. A 6km da meta, Sorarrain foi também alcançado. O ritmo era elevado e os ciclistas começavam a lutar pelo melhor posicionamento para a subida final em Ojo Guareña, com 1.3km a 4.3%.

Pocket Rocket regressa aos triunfos

A 700 metros da meta, Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) tentou isolar-se, mas Rémy Rochas (Groupama – FDJ) não o deixou ganhar um espaço importante. Logo a seguir, o francês tentou a sua sorte, mas Caleb Ewan fechou de imediato o espaço. Nos metros finais, o australiano lançou o sprint final com Roger Adria ao seu lado. O espanhol não teve capacidade para passar Ewan que conquistou assim a sua terceira vitória da temporada na etapa 2 da Vuelta a Burgos. Iván Garcia Cortina fechou o pódio.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 87º a 42s e Rúben Guerreiro (Movistar Team) 92º a 58s.

Caleb Ewan é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos da Vuelta a Burgos. Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) segue líder da juventude e Diego Sevilla da montanha. A Lidl – Trek lidera por equipas.

Caleb Ewan é o novo camisola roxa da Vuelta a Burgos
Caleb Ewan é o novo camisola roxa da Vuelta a Burgos

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock