Luke Lamperti triunfa em Ostrava e é o primeiro líder do Czech Tour!
O jovem americano Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa do Czech Tour, uma ligação de 151.2km entre Prostejov e Ostrava, batendo ao sprint o checo Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) e o israelita Itamar Einhorn (Israel – Premier Tech). Com a vitória na etapa, Lamperti é assim o primeiro camisola amarela.
Fuga facilmente se forma
A primeira etapa do Czech Tour começou com diversas tentativas de ataque com Filip Reha (ATT Investments) e Tomas Kalojiros (Pierre Baguette Cycling) a formarem a fuga do dia. Martin Kapr (Ccache x Par Kup) tentou fazer a ponte para o duo da frente, mas acabou por não ter sucesso. O pelotão impôs um ritmo tranquilo e os dois da frente conseguiram uma vantagem de 5:00.
Ao km 45, na única contagem do dia, Kalojiros foi o primeiro a passar no topo. 28km depois, no sprint intermédio do dia, o checo conquistou a pontuação máxima. Na segunda metade da corrida, a UAE Team Emirates e a Soudal Quick-Step aumentou o ritmo e a vantagem do duo da frente começou a diminuir. Reha e Kalojiros estavam a cooperar muito bem, mas era muito difícil conseguiram aguentar o ritmo alto do pelotão.
Fuga alcançada e etapa é disputada ao sprint
A 13km da meta, Kalojiros atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Reha foi alcançado pelo pelotão. A 5km da meta, Kalojiros acabou por ser alcançado. O ritmo do pelotão era elevado e as principais equipas tentavam colocar o seu sprinter na melhor posição para o sprint final. Poucos metros depois, a Soudal Quick-Step assumiu o comando do grupo.
Nos metros finais, após a última curva, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) comandava o pelotão e tentava lançar o sprint de Luke Lamperti. Pavel Bittner tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Lamperti agarrou a sua roda. Nos últimos metros, o americano conseguiu passar o checo para estrear-se assim a vencer com as cores da Soudal Quick-Step na etapa 1 do Czech Tour. Itamar Einhorn foi mais forte que Maikel Zijlaard (Tudor Pro Cycling Team) e Sebastian Molano (UAE Team Emirates) para ser terceiro.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) esteve ao serviço de Molano nos kms finais. O português ajudou o colombiano a colocar-se para o sprint final e terminou a jornada em 20º com o mesmo tempo do vencedor.
Luke Lamperti é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude do Czech Tour. Tomas Kalojiros é o primeiro líder da classificação da montanha e a Team DSM-Firmenich PostNL é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Czech Tour