Tadej Pogacar vence em Nice e conquista o seu 3º Tour de France! João Almeida é 4º na geral!
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a última etapa do Tour de France, um contrarrelógio de 33.7km entre Mónaco e Nice, após marcar um tempo monstruoso de 45:24. O esloveno bateu Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) por 1:03 e o belga, Campeão do Mundo, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) por 1:14. O português João Almeida (UAE Team Emirates) foi 5º a 2:18 e segurou o seu quarto lugar na classificação geral. Com a vitória na etapa, Pogacar aumentou ainda mais a sua vantagem e conquistou pela terceira vez na carreira o Tour de France.
Começo com boas marcas e a despedida de Mark Cavendish do Tour de France
O contrarrelógio final do Tour de France começou com Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team) que registou o tempo de 53:10. Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) concluiu a última etapa no Tour de France da sua carreira e marcou o tempo de 54:38. Jarrad Drizners (Lotto Dstny) acabou por bater o tempo de Ballerini por 21s. O australiano não ficou muito tempo na liderança, pois Cees Bol (Astana Qazaqstan Team) marcou o tempo de 52:49.
Sébastien Grignard (Lotto Dstny) conseguiu bater Bol e registou o tempo de 51:44. Matej Mohoric (Bahrain Victorious) conseguiu bater Grignard por 21s. Lenny Martinez (Groupama – FDJ) estava a andar muito bem. O francês finalmente teve um excelente dia no Tour de France e conseguiu marcar o tempo de 48:24. Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) ficou um pouco abaixo das espectativas e marcou apenas o tempo de 49:22. Victor Campenaerts (Lotto Dstny) marcou um bom tempo de 48:38.
Algumas surpresas nos tempos finais
Oier Lazkano (Movistar Team) ficou também abaixo do esperado e registou apenas o tempo de 51:39. Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) foi de menos a mais. O colombiano fez uma bela recuperação e conseguiu registar o tempo de 48:14, 10s melhor que Lenny Martinez. Rui Costa (EF Education – EasyPost) marcou o tempo de 52:54. Matteo Sobrero (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Neilson Powless (EF Education – EasyPost) registaram sólidos tempos de 49:19 e 49:09, respetivamente.
Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) marcou o tempo de 53:38. Nelson Oliveira (Movistar Team) não tinha dos melhores contrarrelógios para as suas características e marcou o tempo de 51:41. Quentin Pacher (Groupama – FDJ) surpreendeu ao conseguir registar a marca de 48:58. Romain Grégoire (Groupama – FDJ) marcou também um bom tempo de 48:58. Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale) ficou abaixo do esperado e marcou apenas o tempo de 49:24.
Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) registou um sólido tempo de 49:18. Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) ficou um pouco abaixo das espectativas e registou a marca de 49:41. Guillaume Martin (Cofidis) surpreendeu ao conseguir registar um sólido tempo de 49:43. Simon Yates (Team Jayco-AlUla) marcou um bom tempo de 48:34.
Excelentes batalhas pelos lugares finais do top10 da geral
Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) surpreendeu ao conseguir registar o tempo de 48:17, ficando a apenas 3s de Tejada. Esta marca, ajudou Buitrago a subir para o top10 da classificação geral. Derek Gee (Israel – Premier Tech) estava a andar muito bem. O canadiano conseguiu marcar um novo melhor tempo de 47:55 e segurou o seu lugar no top10 da geral. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) registou o tempo de 50:18 e acabou por perder o seu lugar no top10 do Tour de France.
Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) fez um grande contrarrelógio. O americano até sofreu uma queda, mas conseguiu marcou o tempo de 47:32 para segurar o seu oitavo posto na geral. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) marcou o tempo de 49:16 e notou-se mais uma vez a sua quebra na última semana do Tour. Adam Yates (UAE Team Emirates) marcou um bom tempo de 48:20 que o ajudou a segurar o sexto lugar na geral.
João Almeida defender o 4º lugar e Tadej Pogacar volta a fazer história
Mikel Landa (Soudal Quick-Step) surpreendeu ao conseguir fazer um belo contrarrelógio. O espanhol marcou um belo tempo de 48:05, mas não conseguiu subir ao top4 da geral. João Almeida fez um grande contrarrelógio. O português foi de menos a mais e conseguiu marcar um excelente tempo de 47:42 para manter o seu quarto posto na geral.
Remco Evenepoel estava a andar num grande nível. O campeão do mundo marcou um belíssimo tempo de 46:38 e confirmou novamente que nos próximos anos é capaz de lutar pela camisola amarela. Jonas Vingegaard vinha também num grande nível e conseguir marcar um fantástico tempo de 46:27. Tadej Pogacar foi o último a partir. O esloveno conhecia muito bem esta zona e vinha a voar, conseguindo marcar o melhor tempo do dia de 45:24.
João Almeida terminou o contrarrelógio em 5º a 2:18 do vencedor. Na geral, o português conseguiu um fantástico 4º posto a 19:03, o melhor resultado de um português no Tour de France no Século 21. No contrarrelógio, Nelson Oliveira foi 65º a 6:17 e Rui Costa 102º a 7:30. Na geral, Nelson foi 51º a 3:33:54 e Rui 68º a 3:54:10.
Tadej Pogacar é o grande vencedor do 111º Tour de France, batendo Jonas Vingegaard por 6:17 e Remco Evenepoel por 9:18. Evenepoel conquistou a juventude e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) a classificação da montanha. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) fez história ao tornar-se no primeiro africano a conquistar a classificação por pontos do Tour de France. A UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: ASO