Diego Valerio conquista etapa 1 do Grande Prémio do Minho após solo de 27km!
O francês Diego Valerio (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a primeira etapa do Grande Prémio do Minho Juniores, uma ligação de 98.2km com partida e chegada em Paredes de Coura, após se isolar na frente da corrida a cerca de 27km da meta. O irlandês Cal Tutty (DunasVale Pereira&Gago) foi segundo a 27s e o espanhol Diego Lopez (Picusa Academy) terceiro a 44s. Com a vitória na etapa 1, Diego Valerio é assim o primeiro camisola amarela.
Aventura da fuga do dia
A primeira etapa do Grande Prémio do Minho começou com um ritmo alto. Por volta do km 15, ataques começaram a acontecer no pelotão e Lois Dejesus (Picusa Academy) e Alfredo Calzada (Recambios Callejo) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. Ao km 31, os dois acabaram por ser alcançados. 4km depois, Juan Sanchez (Team Grupo Serman) atacou e formou a fuga do dia.
Ao km 41, na primeira contagem do dia, Sanchez foi o primeiro a passar no alto. 5km depois, na primeira meta volante do dia, Sanchez conquistou a pontuação máxima. O espanhol tinha uma vantagem de 40s sobre o pelotão que era comandado pela Picusa Academy. A 37km do fim, na segunda contagem do dia, Sanchez assegurou a pontuação máxima. Poucos kms depois, o espanhol acabou por ser alcançado.
Grande solo de Diego Valerio
A 32km do fim, na segunda meta volante do dia, Diego Valerio ´conquistou a pontuação máxima. Cerca de 5km depois, o francês atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 18km da meta, Valerio foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. O ritmo da corrida era alto e o pelotão perdia elementos.
A cerca de 10km da meta, Cal Tutty e Diego Lopez saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para Valerio. O francês manteve o seu ritmo e conseguiu segurar a vantagem que tinha sobre os perseguidores para conquistar assim a etapa 1 do Grande Prémio do Minho. Tutty ainda conseguiu largar Lopez para ser 2º a 27s. Lopez acabou por fechar o pódio a 44s. Lois Dejesus também saltou do pelotão para ser 4º a 1:08. Mesmo em cima do risco de meta, Guilherme Lino (Landeiro – KTM – Matias&Araújo), Maksim Kernitskii (Rower – Volvo – Arregui – CYA) e Rafael Durães (Paredes – Fortunna) conseguiram fechar o espaço para Dejesus.
Diego Valerio é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação dos sprints intermédios do Grande Prémio do Minho. Juan Sanchez é o primeiro líder da juventude e Diego Lopez da classificação da montanha. Picusa Academy é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com