Charlotte Kool estreia-se a vencer em 2024 na etapa 2 do Baloise Ladies Tour!
A neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a segunda etapa do Baloise Ladies Tour, uma ligação de 126.8km com partida e chegada em Zulte, batendo ao sprint a polaca Daria Pikulik (Human Powered Health) e a italiana Sara Fiorin (UAE Development Team). Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) teve um problema nos pedais que a fez perder várias posições, nos kms finais. A neerlandesa ainda foi oitava e segue líder da classificação geral.
Fuga consegue formar-se na primeira metade da corrida
A segunda etapa do Baloise Ladies Tour começou com Noa Jansen (Liv AlUla Jayco Women’s Continental Team) a sair do pelotão e a conseguir uma vantagem de 25s. Ao km 9, a neerlandesa assegurou a bonificação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Lorena Wiebes conquistou 2s e Alison Jackson (EF Oatly – Cannondale) 1s. Poucos kms depois, Jansen acabou por ser alcançada.
Por volta do km 55, Sigrid Haugset (Team Coop-Repsol) e Olha Kulynych (Fenix – Deceuninck) atacaram e formaram a fuga do dia. Noemi Ruegg (EF Oatly – Cannondale) também saltou do pelotão e tentava a solo fazer a ponte para a frente da corrida. 20km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Haugset conquistou a bonificação máxima. A 45km do fim, Ruegg foi alcançada. As duas da frente seguiam a colaborar muito bem e tinham uma vantagem de 1:20.
Charlotte Kool aproveita azar de Lorena Wiebes
A 10km da meta, as duas da frente tinham apenas 20s de vantagem sobre o pelotão. Poucos metros depois, Haugset atacou e conseguiu isolar. Kulynych não teve capacidade para seguir a norueguesa e foi alcançada. A 4.5km da meta, Haugset acabou por ser alcançada. Poucos kms depois, Lorena Wiebes estava com um problema nos pedais. A neerlandesa conseguiu resolvê-lo, mas perdeu bastantes posições e tinha muitas posições para recuperar.
Nos últimos kms, Alison Jackson tentou surpreender com um ataque de longe, mas Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) fechou o espaço. A DSM continuou no comando do pelotão e tinha Charlotte Kool na posição certa para o sprint. A neerlandesa lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada na etapa 2 do Baloise Ladies Tour. Daria Pikulik mostrou-se muito bem e conseguiu ser segunda. Sara Fiorin surpreendeu ao conseguir ser terceira.
Lorena Wiebes ainda recuperou várias posições, mas ficou fechada após a última curva e foi apenas oitava. Mesmo assim, Wiebes manteve a liderança da classificação geral e é a nova líder dos sprints intermédios. Febe Jooris (AG Insurance-NXTG U23 Team) segue a melhor jovem a Charlotte Kool é a nova líder da classificação por pontos. A Team DSM-Firmenich PostNL lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos