Afonso Eulálio vence etapa final do GP Torres Vedras! Orluis Aular conquista geral!
O português Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) venceu a última etapa do GP Torres Vedras, uma ligação de 171km entre Atouguia de Baleia e Alto de Montejunto, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 5.5km da meta. O porto-riquenho Abner Gonzalez (Efapel Cycling) foi segundo e o espanhol Fernando Barceló (Caja Rural – Seguros RGA) terceiro, ambos a 18s. O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) foi oitavo a 43s e manteve a camisola amarela por apenas 13s.
Após um começo com forte ritmo, fuga consegue formar-se
A última etapa do GP Torres Vedras começou com um ritmo alto. Ao km 7, na meta volante em Serra D’El Rei, Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) conquistou a pontuação máxima. 16km depois, Brady Gilmore (Ara | Skip Capital), César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista), António Barbio e Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), João Oliveira (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) e Chacon Franklin (CCL Matdiver) atacaram e conseguiram isolar-se. Na meta volante em São Bartolomeu dos Galegos, César Fonte conquistou a pontuação máxima.
Por volta do km 35, Francisco Galvan (Equipo Kern Pharma), Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense), Francisco Guerreiro (Gi Group Holding – Simoldes – UDO), Délio Fernandez (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Antonin Souchon (Equipe de France Militaire) fizeram a ponte para o grupo da frente. João Oliveira e Chacon Franklin cederam e foram alcançados. 7km depois, no ponto quente em Sobral, Francisco Guerreiro assegurou a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem de 2:15 sobre o pelotão.
Fuga alcançada e novo ataque
Ao km 56, na meta volante na Marteleira, Francisco Guerreiro foi o mais forte. 16km depois, António Barbio deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. Ao km 84, na contagem no Forte de São Vicente, Bruno Silva foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, na volante do Ramalhal, Fábio Costa assegurou a pontuação máxima. A vantagem da fuga aumentou para 3:00 sobre o pelotão.
A cerca de 61km do fim, Souchon perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 6km depois, no ponto quente do Cadaval, Francisco Guerreiro conquistou a pontuação máxima. A 45km do fim, na contagem em Pragança, Bruno Silva foi o primeiro a passar no alto. 17km depois, na contagem na Serra de Ota, o português foi novamente o primeiro a passar no alto. A 20km da meta, a fuga do dia foi alcançada. 5km depois, Antonio Angulo (Burgos – BH) atacou e conseguiu uma vantagem de 20s.
Poderoso ataque de Afonso Eulálio após favoritos mexeram na corrida
A 10km da meta, no início do Alto do Avenal, o espanhol foi alcançado. A cerca de 6km da meta, Artem Nych (Sabgal – Anicolor Cycling Team) atacou e foi seguido por Afonso Eulálio, Fernando Barceló, Alejandro Franco (Burgos – BH) e Abner Gonzalez. Logo a seguir, Afonso Eulálio contra atacou, mas não ganhou um espaço importante.
A cerca de 5.3km da meta, Afonso Eulálio atacou novamente e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O português foi o primeiro a passar no topo do Alto do Avenal. Poucos metros depois, o português entrou no Alto de Montejunto e estava a conseguir aumentar a vantagem sobre os perseguidores. Nos últimos kms, Nych deixou de ter capacidade para seguir Franco, Abner e Barceló. Orluis Aular impunha o seu ritmo e estava com Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Karel Vacek (Burgos – BH).
Afonso Eulálio manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa final do GP Torres Vedras. Abner foi mais forte que Barceló e Franco para ser segundo a 18s. Nych completou o top5 a 26s. Tiago Leal fez uma bela subida e conseguiu ser sétimo a 43s. Aular chegou logo atrás do português da Rádio Popular – Paredes – Boavista e conseguiu assim segurar a camisola amarela.
Orluis Aular é assim o grande vencedor do GP Torres Vedras, batendo Afonso Eulálio por 13s e Artem Nych por 23s. Eulálio conquistou a juventude e a classificação por pontos. Bruno Silva venceu a classificação da montanha e Diogo Narciso (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) das metas volantes. A Efapel Cycling foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: João Fonseca