Rémi Capron conquista etapa final do Tour de l’Ain! Alexander Cepeda vence geral!
O francês Rémi Capron (Van Rysel – Roubaix) venceu a última etapa do Tour de l’Ain, uma ligação de 153.1km entre Lagnieu e Ile Chambod, batendo ao sprint, os seus compatriotas, Tom Donnenwirh (Decathlon AG2R La Mondiale) e Nicolas Breuillard (St Michel-Mavic-Auber93). O equatoriano Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) foi 11º a 4s e segurou a camisola amarela.
Após um começo com forte ritmo, fuga consegue formar-se
A última etapa do Tour de l’Ain começou com um ritmo alto e a fuga não estava a conseguir formar-se. Ao km 15, na primeira contagem do dia, Sergio Samitier (Movistar Team) foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, Reuben Thompson (Groupama – FDJ) foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Por volta do km 47, Geoffrey Bouchard (Decathlon AG2R La Mondiale), Maxime Jarnet (Van Rysel – Roubaix) e Rémi Lelandais (Arkea-B&B Hotels) atacaram e formaram a fuga do dia. Na terceira contagem do dia, Lelandais foi o primeiro a passar no alto.
Ao km 60, na quarta contagem do dia, Lelandais conquistou novamente a pontuação máxima. O trio da frente tinha cerca de 1:30 de vantagem sobre o pelotão. 16km depois, na quinta contagem do dia, Lelandais foi novamente o mais forte. A EF Education – EasyPost aumentou o ritmo no pelotão e a vantagem da fuga começava a cair.
Alguns ataques, mas fuga acaba por ser alcançada
A 40km do fim, Remi Cavagna (Soudal Quick-Step) e Maximilien Juillard (Van Rysel – Roubaix) atacaram e tentavam fazer a ponte para o trio da frente. 2km depois, na sexta contagem do dia, Lelandais foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o francês teve um problema mecânico e perdeu o contacto com o grupo da frente. A 32km do fim, Cavagna e Juillard juntaram-se a Jarnet e Bouchard na frente da corrida. 4km depois, Jarnet e Bouchard cederam e foram alcançados. Alexis Vuillermoz (TotalEnergies) saltou do pelotão e tentava chegar ao duo da frente.
A 24km da meta, Vuillermoz foi alcançado. Cavagna parece ter sofrido um problema físico e deixou de ter capacidade para seguir Juillard. O francês da Van Rysel – Roubaix foi o primeiro a passar no topo da sétima contagem do dia. A diferença entre Juillard e o pelotão era de apenas 30s. Cerca de 8km depois, Juillard acabou por ser alcançado.
Corrida parte na última contagem do dia
A 14km da meta, Rúben Guerreiro (Movistar Team) aumentou o ritmo do pelotão em prol de Antonio Pedrero (Movistar Team) e o grupo perdeu alguns elementos. Logo a seguir, Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) atacou e partiu o pelotão. O equatoriano foi apenas seguido por Stefano Oldani e Ben Hermans (Cofidis), Archie Ryan (EF Education – EasyPost), Victor Lafay e Tom Donnenwirth (Decathlon AG2R La Mondiale), Nicolas Breuillard e Alexandre Delettre (St Michel-Mavic-Auber93), Pedrero e Sergio Samitier (Movistar Team), Rudy Molard (Groupama – FDJ), Rémi Capron, Michel Ries (Arkea-B&B Hotels) e Clement Braz Afonso (CIC U Nantes Atlantique).
Archie Ryan assumiu o comando do grupo e impunha um forte ritmo. O irlandês foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. A 9km da meta, Donnenwirth tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. 6km depois, Ryan tentou isolar-se, mas não conseguiu. Logo a seguir, Donnenwirth contra atacou, mas também não ganhou uma vantagem importante.
Capron surpreende ao sprint e Cepeda segura a camisola amarela
O grupo seguiu junto e acabou por disputar a etapa ao sprint. Rémi Capron lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese e estreou-se assim a vencer como profissional na etapa final do Tour de l’Ain. Tom Donnenwirth não estava bem colocado, mas fez um belo sprint para ser segundo. Nicolas Breuillard completou o pódio. Rudy Molard foi apenas quarto e Stefano Oldani quinto.
Rúben Guerreiro terminou a etapa em 39º a 3:27. Na geral, o português foi 28º a 9:13.
Alexander Cepeda é o grande vencedor do Tour de l’Ain, batendo Rémi Capron por 24s e Stefano Oldani por 28s. Stefano Oldani venceu a classificação por pontos e Rémi Lelandais a classificação da montanha. Killian Verschuren (Decathlon AG2R La Mondiale) foi o melhor jovem e a EF Education – EasyPost a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Xavier Pereyron