Biniam Girmay faz o hat-trick na etapa 12 do Tour de France! João Almeida sobe a 4º na geral!
O eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) venceu a décima segunda etapa do Tour de France, uma ligação de 203.6km entre Aurillac e Villeneuve-sur-Lot, batendo ao sprint o belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e o alemão Pascal Ackermann (Israel – Premier Tech). O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e segue o camisola amarela. João Almeida (UAE Team Emirates) subiu a quarto na geral, após Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) perder tempo por causa de uma queda.
Começo com vários ataques, mas fuga consegue formar-se
A décima segunda etapa do Tour de France começou com Kevin Geniets (Groupama – FDJ) a sair do pelotão e a ficar isolado na frente da corrida. Thomas Gachignard (TotalEnergies) também saltou do pelotão e conseguiu fazer a ponte para o campeão luxemburguês. Ao km 8, Louis Meintjes (Intermarché – Wanty) atacou e conseguiu fazer a ponte para o duo da frente. 2km depois, os três da frente acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, vários ataques aconteceram no pelotão, mas sem sucesso.
Ao km 19, Valentin Madouas (Groupama – FDJ) atacou e formou a fuga do dia. Poucos kms depois, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Quentin Pacher (Groupama – FDJ) e Anthony Turgis (TotalEnergies) fizeram a ponte para o francês. Uma queda acabou por acontecer no pelotão. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) ficou envolvido, mas rapidamente voltou à bicicleta. Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) já tinha perdido o contacto com o pelotão e acabou por abandonar a corrida.
Fuga é alcançada e Roglic fica bastante marcado numa queda
Ao km 63, na primeira contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. 20km depois, na segunda contagem do dia, Abrahamsen foi novamente o primeiro a passar no alto. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) já tinha passado mal na etapa anterior por estar doente e acabou por abandonar a corrida.
A 93km do fim, no sprint intermédio do dia, Turgis conquistou a pontuação máxima. Biniam Girmay conseguiu ganhar 1pt na luta pela camisola verde a Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck). 25km depois, na última contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo. Turgis deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. A 42km do fim, a fuga do dia acabou por ser alcançada.
A 12km da meta, uma queda aconteceu no pelotão. Primoz Roglic ficou envolvido e bastante maltratado no ombro direito. O esloveno voltou à bicicleta e tinha colegas de equipa consigo, mas era certo que ia perder tempo. O ritmo do pelotão seguiu alto e as equipas dos sprinters lutavam pelo melhor posicionamento.
Girmay para a história em caótica chegada ao sprint
No km final, Biniam Girmay e Jasper Philipsen não estavam bem colocados e tinham várias posições para recuperar. Nos metros finais, a Arkea-B&B Hotels assumiu o comando e preparava-se para lançar o sprint de Arnaud Demare. Mike Teunissen (Intermarché – Wanty) fez um fantástico trabalho e trouxe Girmay para a frente do pelotão.
Demare lançou o sprint final com Wout Van Aert ao seu lado. O belga acabou por ser obrigado a travar por ter sido fechado, mas conseguiu ficar na roda do francês. Girmay vinha a fazer uma grande recuperação e conseguiu colocar-se lado a lado com Demare e Van Aert. Nos últimos metros, o eritreu conseguiu ser o mais forte para fazer assim o hat-trick na etapa 12 do Tour de France. Van Aert ainda passou Demare para ser 2º.
Arnaud Demare acabou por ser relegado por ter fechado Van Aert e Pascal Ackermann ficou assim em 3º. Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) também foi relegado por causa de uma manobra perigosa que fez para cima de Bryan Coquard (Cofidis). Com os dois a ser relegados, Jasper Philipsen subiu para 4º e Arnaud De Lie (Lotto Dstny) para 5º. Primoz Roglic perdeu 2:27 e caiu para 6º na geral.
João Almeida chegou seguro no pelotão e é agora 4º na geral a 4:20. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 67º com o mesmo tempo do vencedor. Rui Costa (EF Education – EasyPost) ficou a ajudar um dos seus colegas de equipa que ficou envolvido na queda e acabou por ser 151º a 4:52.
Tadej Pogacar segue o líder da classificação geral e da classificação da montanha do Tour de France. Biniam Girmay reforçou a liderança da classificação por pontos e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) segue o melhor jovem. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO