Imperial Lotte Kopecky conquista etapa 5 do Giro d’Italia!
A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) venceu a quinta etapa do Giro d’Italia Women, uma ligação de 108km entre Frontone e Foligno, batendo ao sprint a italiana Chiara Consonni (UAE Team ADQ) e a campeã cubana Arlenis Sierra (Movistar Team). A italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) chegou segura no pelotão e segue assim a Maglia Rosa.
Corrida com forte ritmo e vários ataques
A quinta etapa do Giro d’Italia Women começou com um ritmo alto. Ao km 14, na contagem do dia, Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) foi a primeira a passar no topo. Logo a seguir, Cristina Tonetti (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) atacou e conseguiu uma vantagem de 35s sobre o pelotão. Ao km 27, a italiana acabou por ser alcançada. 17km depois, Alessia Vigilia (FDJ-Suez) conseguiu uma pequena vantagem, mas foi alcançada poucos kms depois. Ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.
A 51km do fim, no sprint intermédio do dia, Silvia Zanardi (Human Powered Health) conquistou a pontuação máxima. Elisa Balsamo (Lidl – Trek) acabou por abandonar a corrida por estar doente. 6km depois, Ana Vitória Magalhães (Bepink – Bongioanni) saltou do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. A 34km do fim, a brasileira acabou por ser alcançada. Logo a seguir, Marta Jaskulska (Ceratizit-WNT Pro Cycling) atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 40s sobre o pelotão.
Show da Team SD Worx-Protime em Foligno
Jaskulska ainda resistiu durante alguns kms, mas acabou por ser alcançada a 8km da meta. 3km depois, Maike Van der Duin (Canyon//SRAM Racing) e Silvia Zanardi ficaram envolvidas numa queda. Nos últimos kms, várias lutavam pela frente do pelotão, pois o final era bastante técnico e o posicionamento seria essencial para quem queria lutar pela vitória.
A Team SD Worx-Protime foi quem assumiu o comando no final técnico e, após a última curva, Lotte Kopecky lançou o sprint final. A belga acabou por não dar hipótese e conquistou assim a etapa 5 do Giro d’Italia Women. Chiara Consonni não teve a melhor abordagem para a chegada ao sprint, mas ainda conseguiu ser segunda. Arlenis Sierra fechou o pódio. Barbara Guarischi (Team SD Worx-Protime) ainda foi quinta, após lançar Kopecky.
Elisa Longo Borghini manteve a liderança da classificação geral do Giro d’Italia Women, mas só tem 3s de vantagem sobre, a líder da classificação por pontos, Lotte Kopecky. Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) segue líder da juventude e Clara Emond (EF – Oatly – Cannodale) da classificação da montanha. A Canyon//SRAM Racing lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Giro d’Italia Women