Brandon Rivera triunfa em Steyr e sobe à liderança do Tour of Austria!

O colombiano Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) venceu a segunda etapa do Tour of Austria, uma ligação de 184.5km entre Maria Taferl e Steyr, batendo ao sprint o italiano Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e o belga Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck). Rivera conquistou a sua primeira vitória como profissional e acabou por subir à liderança da classificação geral.

Queda nos kms iniciais provoca neutralização da etapa

A segunda etapa do Tour of Austria começou com alguns ataques, mas sem sucesso. Ao km 2, a corrida teve de ser neutralizada por causa de uma grande queda que aconteceu no pelotão. O camisola vermelha, Max Walscheid (Team Jayco-AlUla) foi um dos ciclistas envolvidos e acabou por ser obrigado a abandonar. Depois de conseguirem tratar os ciclistas envolvidos na queda e de se perceber que era possível preservar a segurança dos ciclistas, a organização conseguiu retomar a etapa.

Fuga facilmente se forma após a etapa ser retomada

Logo nos primeiros kms após a corrida ser retomada, Abram Stockman (TDT-Unibet), Maximilian Kabas (Team Hrinkow Advarics), Tim Wafler (Tirol KTM Cycling Team), Michiel Coppens (BEAT Cycling Club), Jarno Grixa (P&S Metalltechnik Belotti), Luca Dressler (Team Lotto-Kern Haus PSD Bank) e Radoslaw Fratczak (Voster ATS Team) atacaram e formaram a fuga do dia. Ao km 46, no primeiro sprint intermédio do dia, Fratczak conquistou a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem cerca de 2:00 sobre o pelotão.

Ao km 84, no segundo sprint intermédio do dia, Coppens foi o mais forte. Fratczak e Wafler perderam o contacto com o grupo da frente. Nick Bangert (Santic-Wibatech) atacou e fez a ponte para o polaco e o austríaco. A 70km do fim, no último sprint intermédio do dia, Coppens conquistou a pontuação máxima. Os três perseguidores acabaram por ser alcançados pelo pelotão. 10km depois, na primeira contagem do dia, Dressler foi o primeiro a passar no topo.

Fuga alcançada e pelotão parte na última subida do dia

A 38km do fim, Kabas cedeu e foi alcançado. 1km depois, Grixa atacou, mas acabou por ser não ficar mais de 2km isolado na frente da corrida. A 32km do fim, na segunda contagem do dia, Dressler foi o primeiro a passar no alto. O quarteto da frente tinha apenas 40s de vantagem. 10km depois, Grixa e Dressler cederam e foram alcançados pelo pelotão. Poucos kms depois, Coppens deixou de ter capacidade para seguir Stockman e acabou por ser apanhado.

A 13km da meta, Stockman foi alcançado. O ritmo do pelotão estava a aumentar e os favoritos à geral preparavam-se para entrarem bem colocados na última contagem do dia. Poucos kms depois, Welay Berhe (Team Jayco-AlUla) tentou isolar-se, mas sem sucesso. A 6km da meta, Felix Grosschartner (UAE Team Emirates) atacou. O austríaco não ganhou um espaço importante, mas partiu o pelotão e foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia.

Rivera estreia-se a vencer como profissional num sprint milimétrico

O grupo que ficou na frente foi junto até à linha de meta e disputou a etapa ao sprint. Nos metros finais, Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) ficou exposto e foi obrigado a comandar o grupo. A 200 metros da emta, Marcellusi lançou o sprint final e Rivera agarrou a sua roda. O colombiano acabou por conseguir passar o italiano com o esticar da bicicleta para conquistar assim a etapa 2 do Tour of Austria. Meurisse completou o pódio.

Destaca-se o excelente resultado do jovem Jente Michels (Alpecin – Deceuninck) que conseguiu ser 4º. De Pretto foi apenas quinto por ter ficado exposto cedo, no km final. Os principais favoritos chegaram todos no grupo principal. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) não pode lutar pela etapa por causa de um problema, nos kms finais, mas como estava na zona de proteção recebeu o mesmo tempo do vencedor.

Brandon Rivera é o novo líder da classificação geral do Tour of Austria. Davide De Pretto manteve a liderança da classificação por pontos e assumiu a liderança da juventude. Luca Dressler é o novo líder da classificação da montanha e a UAE Team Emirates lidera por equipas.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Tour of Austria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock