Mara Roldan vence etapa rainha e é a nova líder da Volta a Portugal Feminina!
A canadiana Mara Roldan (Cynisca Cycling) venceu a segunda etapa da Volta a Portugal Feminina, uma ligação de 119.9km entre Mealhada e Sever de Vouga, após ser a mais forte na subida final. A britânica Frankie Hall (DAS-Hutchinson-Brother UK) foi segunda a 10s e a americana Ashley Frye (Cynisca Cylcling) terceira a 14s. A campeã nacional Daniela Campos (Eneicat-CM Team) fez uma excelente etapa e conseguiu ser quarta a 17s. Com a vitória na etapa rainha, Roldan é a nova camisola amarela.
Forte ritmo e poucos ataques marcam a etapa antes da subida final
A segunda etapa da Volta a Portugal Feminina começou com um ritmo alto. Ao km 8, um grupo de 16 ciclistas conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Cerca de 8km depois, este grupo acabou por ser alcançado. O ritmo da corrida seguiu alto no resto da primeira metade da corrida. Nenhum ciclista tentou formar a fuga do dia, mas o pelotão perdeu elementos.
A 56km do fim, na meta volante em Sangalhos, Michaela Drummond (Arkea-B&B Hotels) assegurou a pontuação máxima. 18km depois, na meta volante em Águeda, a neozelandesa conquistou novamente a pontuação máxima. Logo a seguir, India Grangier (Team Coop-Repsol) atacou e conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. A Arkea-B&B Hotels assumiu a perseguição e, a cerca de 30km do fim, a francesa acabou por ser alcançada.
Mara Roldan imperial em Sever de Vouga
O ritmo da corrida seguiu elevado com mais ciclistas a perderam o contacto com o pelotão. Nenhuma ciclista conseguiu isolar-se e o pelotão preparava-se para a subida final em Sever de Vouga, com 3.9km a 5.6%. Como esperado, a corrida acabou por partir e o pelotão foi ficando cada vez mais pequeno. Mara Roldan conseguiu isolar-se e conquistou assim a etapa rainha da Volta a Portugal Feminina. Frankie Hall surpreendeu ao conseguir ser segunda a 10s. Ashley Frye foi terceira a 14s e completou o grande dia da Cynisca Cycling. Océane Mahé (Arkea-B&B Hotels), uma das principais favoritas, foi apenas sétima a 23s.
Daniela Campos fez uma grande etapa. A campeã nacional foi novamente a melhor portuguesa e conseguiu uma fantástica 4ª posição a 17s. Maryna Altukhova (Matos Mobility – Flexaco) foi a melhor ciclista de uma equipa portuguesa e terminou na 9ª posição a 34s. Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco) também fez uma boa etapa e foi 17ª a 1:08.
Mara Roldan é a nova líder da classificação geral, da classificação da montanha e da juventude da Volta a Portugal Feminina. Michaela Drummond segue líder da classificação por pontos e a DAS-Hutchinson-Brother UK lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC