Michaela Drummond triunfa em Águeda é a primeira líder da Volta a Portugal Feminina!

A neozelandesa Michaela Drummond (Arkea-B&B Hotels) venceu a primeira etapa da Volta a Portugal Feminina, uma ligação de 96.4km entre Vila Nova de Gaia e Águeda, após não dar hipótese no sprint final. A jovem francesa Maurène Trégouet conseguiu ser segunda e completou assim a dobradinha da Arkea-B&B Hotels. A francesa India Grangier (Team Coop-Repsol) fechou o pódio. Com a vitória na etapa, Drummond é a primeira líder da classificação geral.

Pelotão compacto na primeira metade da corrida

A primeira etapa da Volta a Portugal Feminina começou com um ritmo alto. Nos kms iniciais, quedas aconteceram no pelotão com algumas ciclistas a ser obrigadas a abandonar a corrida. Ao km 21, Robyn Clay (DAS-Hutchinson-Brother UK) tentou formar a fuga do dia, mas acabou por ser alcançada 2km depois. Poucos kms depois, o pelotão entrou numa zona exposta ao vento. O ritmo seguia alto, mas nenhuma equipa tentou partir a corrida.

Ao km 42, na meta volante em Murtosa, Marie-Morgane Le Deunff (Arkea-B&B Hotels) conquistou 3s de bonificação. Michaela Drummond conquistou 2s e Laura Rodriguez (UPV) 1s. Após o sprint intermédio, o ritmo da corrida acabou por baixar.

Subidas do dia partem o pelotão, mas etapa é decidida ao sprint

A 19km da meta na primeira contagem do dia em Mamodeiro, Le Deunff foi a primeira a passar no topo. O ritmo da corrida aumentou e o pelotão começava a perder unidades. Poucos kms depois, as ciclistas entram na última contagem do dia na Piedade. O ritmo da corrida voltou a aumentar e o pelotão ficou reduzido a cerca de 40 ciclistas. Le Deunff foi novamente a primeira a passar no topo.

As ciclistas que ficaram no pelotão seguiram juntas até à linha de meta e acabaram por disputar a etapa ao sprint. Michaela Drummond acabou por ser a mais forte e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 1 da Volta a Portugal Feminina. Maurène Trégouet conseguiu bater India Grangier e fechou assim a dobradinha da Arkea-B&B Hotels. Le Deunff ainda foi quarta e fechou o grande dia da equipa francesa.

Daniela Campos foi a melhor portuguesa na etapa 1 da Volta a Portugal Feminina
Daniela Campos foi a melhor portuguesa na etapa 1 da Volta a Portugal Feminina

Nos últimos kms, algumas ciclistas ainda cortaram. Uma das principais favoritas, Sigrid Haugset (Team Coop-Repsoll) perdeu 10s. Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco) perdeu 15s e Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother UK) e Inna Abaidullina e Maryna Altukhova (Matos Mobility – Flexaco) perderam 18s.

A campeã nacional Daniela Campos (Eneicat-CM Team) esteve no sprint final. Daniela conseguiu ser a melhor portuguesa na etapa e terminou na 7ª posição. Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo) também se mostrou muito bem e conseguiu ser 13ª com o mesmo tempo da vencedora.

Michaela Drummond é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos da Volta a Portugal Feminina. Maurène Tregouet lidera a juventude e Marie-Morgane Le Deunff a classificação da montanha. A Arkea-B&B Hotels é a melhor equipa.

Michaela Drummond é a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Feminina
Michaela Drummond é a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Feminina

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock