Felix Engelhardt triunfa na etapa rainha da Okolo Slovenska! Mauro Schmid vence geral!
O alemão Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla) venceu a última etapa da Okolo Slovenska, uma ligação de 143km entre Liptovsky Mikulas e Strbské Pleso, após isolar-se na frente da corrida nos últimos kms. O suíço Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) foi segundo a 6s e completou a dobradinha da equipa australiana. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) completou o pódio. O segundo posto também deu a Schmid a vitória na classificação geral.
Aventura da fuga do dia
A etapa rainha da Okolo Slovenska começou com um ritmo alto. Ao km 6, no sprint intermédio do dia, Mauro Schmid conseguiu conquistar 3s de bonificação. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. Ao km 23, Erik Fetter (Team Polti Kometa) atacou e formou a fuga do dia. Poucos metros depois, Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) fez a ponte para o húngaro. Os dois conseguiram uma vantagem de 2:10 sobre o pelotão que era comandado pela Team Jayco-AlUla e a Soudal Quick-Step.
Ao km 61, na primeira contagem do dia, Azparren foi o primeiro a passar no topo. O ritmo do pelotão aumentou, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 1:00. A 58km do fim, no início da segunda contagem do dia, a fuga acabou por ser alcançada. 6km depois, Kyrylo Tsarenko (Team Corratec – Vini Fantini) assegurou a pontuação máxima no topo da subida.
Alguns ataques antes da subida final
A 31km da meta, Callum Scotson (Team Jayco-AlUla) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Poucos kms depois, o australiano acabou por ser alcançado, mas ainda foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. A 16km da meta, Thomas Champion (Cofidis), Daniel Turek (ATT Investments) e Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team) saíram do pelotão e conseguiram uma ligeira vantagem. 4km depois, os três foram alcançados. Logo a seguir, Tsarenko tentou isolar-se, mas a Soudal Quick-Step não deixou o ucraniano ganhar um espaço importante.
Alaphilippe bem tentou, mas o show foi da Team Jayco-AlUla
A 7.8km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a Strbske Pleso, que tem uma pendente média de 4.7%. Logo nos primeiros kms, Alaphilippe atacou e foi seguido por Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) e Mauro Schmid. Os três não colaboravam e foram alcançados por sete ciclistas. O ritmo da frente da corrida acabou por baixar e mais ciclistas conseguiram reentrar.
A cerca de 4km da meta, Alaphilippe atacou por várias vezes, até que finalmente se conseguiu isolar com Mauro Schmid e Paul Double (Team Polti Kometa). Nos últimos kms, os três não estavam a cooperar e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) e Felix Engelhardt reentraram na frente da corrida a ritmo. A Team Jayco-AlUla aproveitou estar em superioridade numérica e atacou com Engelhardt. Ninguém respondeu ao ataque do alemão que manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer este ano na etapa final da Okolo Slovenka. Schmid bateu ao sprint Alaphilippe, Moniquet e Double para ser segundo.
Mauro Schmid é o grande vencedor da Okolo Slovenska, batendo Julian Alaphilippe por 7s e Felix Engelhardt por 28s. Alaphilippe venceu a classificação por pontos e Kyrylo Tsarenko a classificação da montanha. Gil Gelders (Soudal Quick-Step) foi o melhor jovem e a Team Jayco-AlUla a melhor equipa.
O fim da carreira de uma lenda do ciclismo
Chegou hoje a fim, a carreira na estrada de um dos maiores ciclistas da história do ciclismo. O esloveno Peter Sagan (Pierre Baguette Cycling) terminou a sua última etapa na estrada em 85º a 19:58, e na geral foi 93º a 41:29.
De uma carreira de luxo, destacam-se as três vezes que foi campeão do mundo entre 2015 e 2017, a vitória na Ronde Vlaanderen em 2016 e a vitória na Paris-Roubaix em 2018! Para além destas grandes vitórias em provas de um dia, o esloveno também conquistou 7 vezes a camisola verde no Tour de France e 12 etapas, 1 vez a Maglia Ciclamino no Giro d’Italia, onde venceu também 2 etapas, e 4 etapas na Vuelta a España! A corrida onde mais venceu foi no Tour de Suisse, onde conquistou 18 etapas!
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sona Nikova