Sandra Alonso vence etapa final do Thuringen Ladies Tour! Ruth Edwards conquista geral!
A espanhola Sandra Alonso (Ceratizit-WNT Pro Cycling) venceu a última etapa do Thuringen Ladies Tour, uma ligação de 105.4km com partida e chegada em Schmalkalden, após surpreender as suas adversárias com um ataque a 1.9km da meta. A canadiana Maggie Coles-Lyster (Roland) foi segunda e a neerlandesa Lucinda Brand (Lidl – Trek) terceira, ambas a 2s. A americana Ruth Edwards (Human Powered Health) chegou no pelotão e conseguiu conquistar a geral da corrida por etapas alemã.
Começo com ritmo alto e favoritas começam a destacar-se
A etapa final do Thuringen Ladies Tour começou com um forte ritmo. Logo nos primeiros kms da corrida, o ritmo alto, o vento e a chuva fizeram com que a corrida se partisse. Mischa Bredewold e Christine Majerus (Team SD Worx-Protime), Brodie Chapman, Brand e Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ), Kasia Niewiadoma e Awen Roberts (Canyon//SRAM Racing), Elena Pirrone (Roland), Mireia Benito e Julia Kopecky (AG Insurance-Soudal Team), Letizia Borghesi e Mirre Knaven (EF – Oatly – Cannondale), Edwards, Alonso, Linda Riedmann (Seleção Alemã) e Mijntje Geurts (Seleção Neerlandesa) foi o grupo que ficou na frente da corrida.
Ao km 19, na primeira contagem do dia, Niewiadoma foi a primeira a passar no topo. 30km depois, na segunda contagem do dia, Van Anrooij foi a primeira a passar no alto. O pelotão estava a aumentar o ritmo e estava a reduzir a vantagem de 40s das fugitivas do dia. A 50km do fim, ataques começaram a acontecer no grupo da frente, mas nenhum teve sucesso. Este constante para e arranca fez com que, 8km depois, o pelotão alcançasse a fuga do dia.
Favoritas voltam a mexer na corrida
A 28km do fim, no sprint intermédio do dia, Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) assegurou a pontuação máxima. 5km depois, na última contagem do dia, Van Anrooij acelerou e partiu o pelotão. Logo a seguir, a neerlandesa abriu para o lado e Niewiadoma, Chapman, Knaven, Bredewold, Alonso e Edwards ficaram isoladas. Bredewold tentou isolar-se perto do topo da subida, mas sem sucesso. A neerlandesa acabou por ser a primeira a passar no topo da última contagem do dia.
A cooperação das seis da frente não era a ideal e acabaram por ser alcançadas a 10km da meta pelo pelotão. Anniina Ahtosalo (Uno-X Mobility) e Maggie Coles-Lyster eram as principais velocistas presentes no grupo. 5.5km depois, Roberts tentou isolar-se, mas sem sucesso. Logo a seguir, Niewiadoma atacou e só Bredewold, Chapman, Brand, Mireia Benito (AG Insurance-Soudal Team), Swinkels, Alonso e Edwards conseguiram seguir a polaca.
Grande ataque de Alonso a 1.9km da meta
A 2.1km da meta, Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Mobility) saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente. 200 metros depois, as oito da frente começaram a marcar-se e Alonso conseguiu surpreender com um grande ataque para se isolar. O grupo de Edwards acabou por ser alcançado pelo pelotão que tentava reduzir a boa vantagem que Alonso ganhou.
Sandra Alonso manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 2 do Thuringen Ladies Tour! Maggie Coles-Lyster foi a mais forte ao sprint do pelotão para ser segunda a 2s. Lucinda Brand conseguiu ser mais forte que Karlijn Swinkels e Anniina Ahtosalo para fechar o pódio. Ruth Edwards foi 7ª a 2s e segurou a camisola amarela. Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) foi a derrotada do dia. A austríaca foi 52ª a 2:48 e saiu do pódio da geral.
Ruth Edwards é a grande vencedora do Thuringen Ladies Tour, batendo Mischa Bredewold por 2:06 e Brodie Chapman por 2:59. Karlijn Swinkels venceu a classificação por pontos e Kasia Niewiadoma a classificação da montanha. Shirin Van Anrooij foi a melhor jovem e a Lidl – Trek a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency