Kévin Vauquelin conquista etapa 2 do Tour de France! Nelson Oliveira foi 6º! Tadej Pogacar é o novo líder!

Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) venceu a segunda etapa do Tour de France, uma ligação de 199.2km entre Cesenatico e Bolonha, após protagonizar uma grande aceleração a 14.5km da meta. O francês bateu, os seus companheiros de fuga, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) e Quentin Pacher (Groupama-FDJ) por 36s e 49s, respetivamente. Nelson Oliveira (Movistar Team) fez uma excelente etapa em fuga e foi 6º a 50s. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi 14º a 2:21 e é assim o novo camisola amarela do Tour de France.

Fuga com bons nomes consegue grande vantagem

A terceira etapa do Tour de France começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, novos ataques aconteceram no pelotão e Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck), Hugo Houle (Israel – Premier Tech), Nelson Oliveira (Movistar Team), Kévin Vauquelin e Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels), Mike Teunissen (Intermarché – Wanty), Bram Welten (Team DSM-Firmenich PostNL), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) e Jordan Jegat (TotalEnergies) conseguiram formar a fuga do dia.

Brent Van Moer (Lotto Dstny) saltou do pelotão e tentava juntar-se à fuga do dia. Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) atacou e juntou-se a Van Moer na perseguição ao grupo da frente. Ao km 47, os dois perseguidores foram alcançados. A fuga do dia tinha uma vantagem de 7:30 sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM-Firmenich PostNL. 27km depois, na primeira contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo. Welten deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente.

A fuga da etapa 2 do Tour de France (Foto: Getty Images)
A fuga da etapa 2 do Tour de France (Foto: Getty Images)

Ao km 90, na segunda contagem do dia, Abrahamsen foi novamente o primeiro a passar no alto. Bram Welten acabou por ser alcançado. O ritmo do pelotão aumentou, mas a fuga ainda tinha uma vantagem superior a 5:00. A 91km do fim, no sprint intermédio do dia, Abrahamsen assegurou a pontuação máxima. 5km depois, uma queda aconteceu no pelotão. Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) e Wout Van Aert e Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) ficaram envolvidos, mas os três reentraram no pelotão. O ritmo da corrida acabou por baixar e a vantagem da fuga aumentou para 9:00.

Primeira passagem no Côte de San Luca começa a partir a corrida

A 60km do fim, na terceira contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo. 12km depois, o norueguês conquistou a pontuação máxima na quarta contagem do dia. A 37km do fim, na entrada no circuito final, a fuga do dia tinha uma vantagem de 4:40 sobre o pelotão. 4km depois, na primeira passagem no Côte de San Luca, com 1.9km a 10.6%, Jegat acelerou, mas não ganhou um espaço importante. Logo a seguir, Pacher atacou e foi apenas seguido por Rodriguez, Tejada, Laurance, Vauquelin e Jegat. Nelson Oliveira não foi ao choque e impôs o seu ritmo.

Jonas Abrahamsen fez mais uma grande etapa em fuga! (Foto: Le Tour de France)
Jonas Abrahamsen fez mais uma grande etapa em fuga! (Foto: Le Tour de France)

A 32km da meta, os ciclistas da fuga do dia voltaram todos a juntar-se, mas Laurance não queria que isso acontecesse. O jovem francês atacou de imediato e Vauquelin, Pacher, Rodriguez e Tejada conseguiram agarrar a sua roda. No pelotão, a Team Visma | Lease a Bike aumentou o ritmo e o grupo perdia bastantes unidades. Poucos metros depois, Abrahamsen reentrou a ritmo e conseguiu ser o primeiro a passar no topo da quinta contagem do dia. Wout Van Aert perdia o contacto com o pelotão.

Nelson Oliveira mexe na corrida

Os seis da frente começaram a marcar-se e, a 28.5km da meta, Houle, Nelson, Jegat e Teunissen reentraram na frente da corrida. Logo a seguir, Nelson atacou, mas acabaram por conseguir fechar o espaço para o português. A 22km da meta, Nelson voltou a atacar e foi apenas seguido por Abrahamsen e Vauquelin. 4km depois, no início da última volta ao circuito final, o trio da frente tinha 30s de vantagem sobre os perseguidores e 4:00 sobre o pelotão.

Ben Healy (EF Education – EasyPost) saiu do pelotão e foi seguido por Warren Barguil (Team DSM-Firmenich PostNL), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) e Odd Christian Eiking (Uno-X Mobility). Os quatro conseguiram uma vantagem de cerca de 15s sobre o pelotão e tentava ganhar segundos ao camisola amarela. A cerca de 16km depois, os quatro acabaram por ser alcançados.

Vauquelin facilmente se isola e Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard destacam-se

A 14.5km da meta, os ciclistas entraram na última passagem no Côte de San Luca. Vauquelin rapidamente aumentou o ritmo e conseguiu largar Abrahamsen e Nelson. 1km depois, o pelotão entrou no Côte de San Luca e a Team Visma | Lease a Bike impôs um ritmo elevado. A 12.5km da meta, Vauquelin foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia.Adam Yates (UAE Team Emirates) assumiu o comando do pelotão e aumentou o ritmo.

Momento em que Kévin Vauquelin se isolou na etapa 2 do Tour de France (Foto: Getty Images)
Momento em que Kévin Vauquelin se isolou na etapa 2 do Tour de France (Foto: Getty Images)

O pelotão começou a partir devido ao ritmo de Yates. O britânico era apenas seguido por Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Jonas Vingegaard e Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike), Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Maxim Van Gils (Lotto Dstny), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) e Enric Mas (Movistar Team). Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe), João Almeida e Juan Ayuso (UAE Team Emirates), Carlos Rodriguez e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) estavam em dificuldades. Abrahamsen e Nelson foram alcançados por Rodriguez, Tejada e Pacher.

A 10.9km da meta, Tadej Pogacar atacou e só Jonas Vingegaard teve capacidade para agarrar a sua roda. Os dois começaram a cooperar e estava a aumentar a vantagem sobre o resto dos favoritos. Carapaz tentou responder, mas não teve capacidade e ficou com Evenepoel na perseguição ao esloveno e dinamarquês. Adam, Jorgenson, Mas e Van Gils foram alcançados pelo grupo de Roglic, Almeida, Rodriguez e Bardet.

Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard mostraram-se num grande nível no Côte de San Luca (Foto: Getty Images)
Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard mostraram-se num grande nível no Côte de San Luca (Foto: Getty Images)

Nova vitória francesa e mudança de camisola amarela

Kévin Vauquelin manteve o seu ritmo e estreou assim a vencer no World Tour na etapa 2 do Tour de France! Jonas Abrahamsen saltou do grupo perseguidor, nos metros finais, para ser 2º a 36s. Quentin Pacher bateu ao sprint Cristian Rodriguez e Harold Tejada para ser 3º a 39s. Nelson Oliveira não teve capacidade para sprintar, mas mesmo assim, conseguiu um excelente 6º lugar.

Remco Evenepoel fez um grande contrarrelógio com Richard Carapaz e conseguiram alcançar, nos metros finais, Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar. Carapaz ainda tentou ganhar segundos ao sprint, mas sem sucesso. Os quatro ganharam 21s a Carlos Rodriguez, Enric Mas, Juan Ayuso, Adam Yates, João Almeida e Primoz Roglic.

João Almeida terminou em 31º a 2:42. Na geral, o português subiu a 22º a 21s de Pogacar. Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 50º a 4:52.

Tadej Pogacar por ter uma melhor soma de resultados, é assim o novo líder da classificação geral do Tour de France. Jonas Abrahamsen manteve a liderança da classificação da montanha, é o novo líder da classificação por pontos e ainda foi o combativo do dia. Remco Evenepoel é o novo líder da juventude e a Movistar Team lidera por equipas.

Tadej Pogacar é o novo camisola amarela do Tour de France (Foto: Getty Images)
Tadej Pogacar é o novo camisola amarela do Tour de France (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Le Tour de France

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock