Romain Bardet faz história e é o primeiro camisola amarela do Le Tour de France!
O francês Romain Bardet (Team dsm-firmenich PostNL) venceu a primeira etapa do Tour de France, uma ligação de 206km entre Florença e Rimini, chegando ao lado do seu companheiro de equipa, o neerlandês Frank van den Broek, num início de sonho para a formação neerlandesa. O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) foi terceiro, a 5s, após vencer o sprint do reduzido pelotão. Com a vitória de etapa, Bardet veste pela primeira vez a camisola amarela do Tour.
Fuga estabelecida desde cedo, num dia montanhoso e de calor intenso
O primeiro dia do Tour de France começou bastante atacado, com a fuga a ser estabelecida nos primeiros 20km com 7 ciclistas. Frank van den Broek, Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Ion Izagirre (Cofidis), Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Clément Champoussin (Arkea – B&B Hotels), Sandy Dujardin e Mattéo Vercher (TotalEnergies) foram os integrantes da movimentação inicial. Jonas Abrahamsen (Uno – X Mobility) e Ryan Gybbons (Lidl – Trek) fizeram a ponte antes da primeira subida do dia, formando assim um grupo com 9 unidades.
O início do pesadelo para Cavendish
A primeira subida do dia, o Col de Valico Tre Faggi, trouxe muitas dificuldades aos sprinters do pelotão. Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team), que procura a sua 35ª vitória no Tour, foi o primeiro a ceder. O britânico não estava nada bem, e chegou inclusive a vomitar. Na fuga, era Mattéo Vercher a sentir dificuldades e a ficar para trás. No topo da contagem, ao km 49,7 Ion Izagirre bateu Abrahamsen e foi primeiro.
A fuga rapidamente ganhou 5min sobre o pelotão, onde as equipas se estavam a marcar em demasia. A EF Education – EasyPost assumir a liderança da perseguição, com ambições de poder vir a vencer a etapa. Na segunda subida do dia, o Côte des Forche, foi Jonas Abrahamsen o primeiro ao km 77,8, após um grande duelo com Izagirre. 9km depois, no sprint intermédio de Santa Sofia, foi Sandy Dujardin a bater toda a gente.
Na subida ao Côte de Carnaio, a terceira subida categorizada do dia, Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), o vencedor da classificação por pontos da última edição, cedia também. Na fuga, eram Clément Champoussin e Sandy Dujardin a não conseguir aguentar o ritmo. No topo da contagem, ao km 98,3, Ion Izagirre foi primeiro, batendo novamente Abrahamsen.
A 96km do final, a diferença para a fuga era de 4:20. O grupo de Philipsen estava já a 7min, e o de Cavendish a 13min.
UAE Team Emirates assume a corrida e coloca o pelotão em grandes dificuldades
Menos de 20km depois, o pelotao na fase mais difícil da jornada, com quatro subidas consecutivas. Na subida ao Côte de Barbotto, a UAE Team Emirates por Tim Wellens e Pavel Sivakov colocou um ritmo mais elevado. Vários foram os ciclistas a ceder, como Oier Lazkano (Movistar Team), Kévin Vaquelin (Arkea – B&B Hotels), Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) e Stephen Williams (Israel – Premier Tech).
Ion Izagirre começou a perder terreno na fuga e viu a camisola da montanha fugir-lhe. Quem aproveitou foi Jonas Abrahamsen, que voltou a ser primeiro em nova contagem, para assumir a liderança virtual. No pelotão, também Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) cedia terreno, enquanto Mads Pedersen (Lidl – Trek) passava o topo com 20s de atraso. O dinamarquês conseguiu recuperar depois na descida, e fechou o espaço com ajuda da sua equipa.
Na subida ao Côte de San Leo, a fuga já só tinha 2min de vantagem sobre o pelotão. O fim de fuga parecia à vista, mas a corrida teve uma enorme surpresa. Enquanto a Team Visma | Lease a Bike colocava o ritmo no pelotão, Romain Bardet atacou. O francês voou para chegar à frente de corrida, com Frank van den Broek a descair ligeiramente para o ajudar. Valentin Madouas foi primeiro na contagem, a 49km do fim, à frente de Abrahamsen, mas os quatro ciclistas juntaram-se no início da descida.
Uma dupla que veio para ficar até ao fim
A 43km do final, Romain Bardet e Frank van den Broek chegaram a Jonas Abrahamsen e Valentin Madouas. Pouco depois, no Côte de Montemaggio, Ben Healy (EF Education – EasyPost) atacou no pelotão e alcançou Ryan Gibbons em posição intermédia. Bardet e van den Broek isolaram-se na frente, enquanto Healy continuava a dar tudo para poder chegar, passando também Abrahamsen e Madouas. Van den Broek era o primeiro no topo, enquanto Healy rodava a 1min e o pelotão a 2min.
Na subida ao Côte de San Marino, as diferenças mantiveram-se constantes. Sem conseguir chegar à frente, Ben Healy deixou-se alcançar pelo pelotão, onde rapidamente aumentou o ritmo. A diferença era de 1:35, com 25km para o final, prevendo-se uma enorme batalha pela vitória. Van den Broek voltou a ser primeiro na última subida.
Uma perseguição emocionante até final
A EF Education – EasyPost manteve a perseguição durante a descida. Na fase plana, Visma | Lease a Bike e Lidl – Trek juntaram-se ao trabalho, e a diferença começou a reduzir. Se a 10km tudo parecia possível, com um espaço de 50s para ser fechado, a 5km do fim a diferença era de 35s. Foi com a chegada de Rui Costa (EF Education – EasyPost) ao trabalho que a diferença começou a fechar-se. O Campeão Português deu tudo, mas o pelotão não conseguiu alcançar a dupla da Team dsm-firmenich PostNL.
Bardet chegou à sua quarta vitória de etapa no Tour de France, e à primeira camisola amarela da carreira, num momento emocionante. O francês venceu ao lado do seu colega de equipa, Frank van den Broek, e celebrou um triunfo e uma camisola muito desejados. O pelotão chegou 5s depois, com van Aert a vencer o sprint pelo terceiro posto, à frente de Pogacar.
Rui Costa e João Almeida (UAE Team Emirates) chegaram no pelotão, a 5s em 39º e 43º, respetivamente. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 64º, a 18:46 do vencedor.
Romain Bardet é o primeiro líder do Tour de France, e van Den Broek o primeiro líder por pontos e da juventude. O neerlandês foi também o combativo do dia. Jonas Abrahamsen é o primeiro líder da montanha e a Team dsm-firmenich PostNL a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Cor Vos