Johannes Adamietz vinga a fuga na etapa 4 da Okolo Slovenska! Mauro Schmid é o novo líder!

O alemão Johannes Adamietz (Lotto Dstny) venceu a quarta etapa da Okolo Slovenska, uma ligação de 183.5km entre Partizánske e Ruzomberok, batendo ao sprint o ucraniano Kyrylo Tsarenko (Team Corratec – Vini Fantini) e Pierre Thierry (Arkea-B&B Hotels Development Team).

Fuga facilmente se forma e consegue uma grande vantagem

A quarta etapa da Okolo Slovenska começou com diversas tentativas de ataque com Johannes Adamietz, Kyrylo Tsarenko, Andrea Garosio (Team Polti Kometa) e Pierre Thierry a formarem a fuga do dia. Ao km 14, na primeira contagem do dia, Adamietz foi o primeiro a passar no topo. O pelotão acabou por tirar pé e os fugitivos do dia conseguiram uma vantagem superior a 8:00. 37km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Garosio conquistou a pontuação máxima.

Ao km 71, na segunda contagem do dia, Adamietz foi o primeiro a passar no alto. 6km depois, Garosio assegurou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, na terceira contagem do dia, Tsarenko foi o primeiro a passar no topo. O ritmo do pelotão seguia tranquilo e a vantagem da fuga era de 9:00.

Pelotão aumenta o ritmo e favoritos mexem nas últimas subidas do dia

A 70km do fim, na quarta contagem do dia, Tsarenko conquistou a pontuação máxima. 30km depois, na quinta contagem do dia, o ucraniaugno foi novamente o primeiro a passar no topo. O pelotão estava a aumentar o ritmo, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 4:00. A Soudal Quick-Step e a Team Jayco-AlUla eram as equipas que mais trabalhavam na frente do pelotão.

A 11km da meta, na sexta contagem do dia, Adamietz foi o primeiro a passar no topo. A Soudal Quick-Step aumentou o ritmo do pelotão, mas a fuga resistia e ainda tinha uma vantagem de quase 2:00. 3km depois, o ritmo da corrida estava elevado e o pelotão era composto por cerca de 20 ciclistas.

A 6km da meta, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) atacou e foi seguido por Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) e Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla). Os três estavam a reduzir a vantagem da fuga, mas não era fácil alcança-los. Na última contagem do dia, Adamietz foi o primeiro a passar no topo. O alemão chegou a isolar-se com Thierry, mas Tsarenko e Garosio conseguiram reentrar na frente da corrida.

Fuga resiste e disputa etapa ao sprint

Os quatro fugitivos do dia seguiram juntos até à linha de meta e acabaram por disputar a etapa ao sprint. Adamietz acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 4 da Okolo Slovenska! Tsarenko fez uma grande etapa e conseguiu ser segundo. Thierry foi mais forte que Garosio e fechou o pódio.

Berckmoes e Schmid largaram Alaphilippe, nos metros finais, e foram 5º e 6º, respetivamente, a 17s. Alaphilippe cruzou a linha de meta a 22s. Anders Foldager (Team Jayco-AlUla) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 8º a 52s. Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Ruben Fernandez (Cofidis) chegaram no pelotão Paul Double (Team Polti Kometa). Callum Scotson (Team Jayco-AlUla) perdeu alguns segundos, nos metros finais, e foi 20º a 58s.

Mauro Schmid é o novo líder da classificação geral da Okolo Slovenska! Julian Alaphilippe segue líder da classificação por pontos e Gil Gelders (Soudal Quick-Step) da juventude. Kyrylo Tsarenko é o novo líder da classificação da montanha e a Lotto Dstny a melhor equipa.

Mauro Schmid é o novo camisola amarela da Okolo Slovenska (Foto: Sprint Cycling Agency)
Mauro Schmid é o novo camisola amarela da Okolo Slovenska (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sona Nikova

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock