Anders Foldager estreia-se a vencer como profissional e é o novo líder da Okolo Slovenska!

O jovem dinamarquês Anders Foldager (Team Jayco-AlUla) venceu a segunda etapa da Okolo Slovenska, que ligou Nitra a Hlovocec, num total de 192km, após bater ao sprint o belga Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) e o campeão eslovaco Lukas Kubis (Elkov – Kasper).

Dia de muitas subidas e descidas, mas com fuga estabelecida desde cedo

A segunda etapa da Okolo Slovenska começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 20, Matus Stocek (ATT Investments), Jente Klaver (VolkerWessels Cycling Team) e Dimitri Peyskens (Bingoal WB) atacaram e formaram a fuga do dia. 22km depois, na primeira contagem do dia, Stocek foi o primeiro a passar no topo. O Team Jayco-AlUla impunha um ritmo tranquilo no pelotão e a fuga tinha uma vantagem de 5:00.

Ao km 60, no sprint intermédio do dia, Klaver assegurou a pontuação máxima. Cerca de 15km depois, na segunda contagem do dia, Stocek foi o primeiro a passar no alto. A 95km do fim, na terceira contagem do dia, o eslovaco conquistou novamente a pontuação máxima. 17km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Peyskens conquistou a pontuação máxima.

A fuga do dia da segunda etapa do Okolo Slovenska! (Foto: Okolo Slovenska)
A fuga do dia da segunda etapa do Okolo Slovenska! (Foto: Okolo Slovenska)

A 72km do fim, na quarta subida categorizada do dia, Stocek foi o primeiro a passar no alto. A Soudal Quick – Step juntou-se à Team Jayco-AlUla na frente do pelotão e a vantagem da fuga começou a diminuir. Peter Sagan (Pierre Baguette Cycling), que faz aqui a sua última corrida da carreira na estrada, perdia o contacto com o pelotão. 10km depois, na última subida categorizada do dia, Stocek assegurou novamente a pontuação máxima.

A 54km da meta, Peter Sagan conseguiu reentrar no pelotão. O ritmo da corrida estava a aumentar e a vantagem da fuga diminuía. A Soudal Quick-Step e a Team Jayco-AlUla continuavam a comandar o grupo. A equipa belga tinha Julian Alaphilippe e Paul Magnier para lutar pela etapa, enquando a equipa australiana tinha Mauro Schmid e Anders Foldager. Cerca de 30km depois, Peyskens conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia.

Super Anders Foldager na rampa final

A 9km da meta, depois de grande resistência, a fuga foi finalmente alcanaçada. Várias equipas lutavam pela frente do pelotão, pois a estrada estreitava nos últimos kms e o posicionamento era super importante para a entrada da rampa final, com 700 metros a 6.7%.

A 400 metros da meta, Carlos Garcia (Seleção mexicana) tentou surpreender com um ataque de longe e acabou por esticar o pelotão. Paul Magnier estava muito bem na sua roda, mas poucos metros depois, acabou por virar para o lado errado na última curva e perdeu as suas chances de lutar pela vitória. Com isto, Garcia conseguiu uma ligeira vantagem e Lukas Kubis tentava fechar o espaço. Anders Foldager não estava na melhor colocação, mas estava a recuperar muito bem.

A cerca de 150 metros da meta, Kubis chegou à roda de Garcia, que estava em quebra total, e rapidamente o passou. Jenno Berckmoes conseguiu chegar à roda de Kubis, mas Foldager vinha embalado e facilmente passou os dois para se estrear assim a vencer como profissional na etapa 2 da Okolo Slovenska! Berckmoes conseguiu passar Kubis para ser segundo a 1s. Alaphilippe ainda fechou o espaço para o belga e o eslovaco e foi quarto a 1s.

Anders Foldager é o novo líder da classificação geral e da classificação pontos da Okolo Slovenska. Matus Stocek é o primeiro líder da montanha. Gil Gelders (Soudal Quick – Step) segue líder da juventude e a Team Jayco – AlUla é a melhor equipa!

Anders Foldager é o novo camisola amarela da Okolo Slovenska (Foto: Sprint Cycling Agency)
Anders Foldager é o novo camisola amarela da Okolo Slovenska (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock