Lucinda Brand vence etapa 4 do Thuringen Ladies Tour! Margot Vanpachtenbeke segue líder!
A neerlandesa Lucinda Brand (Lidl – Trek) venceu a quarta etapa do Thuringen Ladies Tour, uma ligação de 111.4km com partida e chegada em Muhlhausen, batendo ao sprint as suas compatriotas Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime).
Favoritas mexem cedo na corrida
A quarta etapa do Thuringen Ladies Tour começou com um ritmo tranquilo. Nos primeiros kms da corrida, Mirre Knaven (EF Oatly – Cannondale) atacou e conseguiu isolar-se. Ao km 30, a neerlandesa foi a primeira a passar no topo da primeira contagem do dia. Poucos kms depois, Knaven acabou por ser alcançada pelo pelotão que estava a aumentar o ritmo.
Alguns ataques acabaram por acontecer e Mischa Bredewold e Christine Majerus (Team SD Worx-Protime), Brodie Chapman e Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Carlotta Cipressi e Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ), Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing), Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team), Ruth Edwards (Human Powered Health), Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Amber Kraak (Seleção Neerlandesa) ficaram isoladas. Ao km 36, Gigante foi a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia.
Grupo alcançado, mas Niewiadoma tenta a sua sorte de longe
Ao km 53, no sprint intermédio do dia, Mischa Bredewold conquistou a bonificação máxima. Kasia Niewiadoma conquistou 4s e Karlijn Swinkels 2s. O pelotão acabou por partir por causa do vento e o forte ritmo. Margot Vanpachtenbeke, Lucinda Brand, Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) e Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) eram algumas das ciclistas que estavam no pelotão e que tentavam reentrar na frente da corrida. As onze da frente tinham apenas 35s de vantagem.
Depois de uma muita resisitência, o pelotão conseguiu alcançar o grupo da frente a 36km do fim. 3km depois, Mijntje Geurts (Seleção Neerlandesa) conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 30km do fim, Niewiadoma atacou e rapidamente passou por Geurts. A polaca estava com um excelente ritmo e estava a conseguir aumentar a vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, Niewiadoma assegurou a pontuação máxima da terceira subida categorizada do dia.
Niewiadoma acaba por ser alcançada
A 20km da meta, Niewiadoma tinha uma vantagem de 50s. Bredewold percebeu que a polaca estava a ganhar uma grande vantagem e decidiu mexer na corrida, fazendo com que o grupo perseguidor se partisse. 2km depois, Niewiadoma foi buscar a pontuação máxima na última subida categorizada do dia. A 7km da meta, algumas ciclistas que cortaram no ataque de Bredewold como Schweinberger e Lach conseguiram reentrar no grupo perseguidor. Cerca de 1.5km depois, Niewiadoma acabou por ser alcançada.
A 2.5km da meta, Eline Jansen sofreu uma queda feia. A jovem neerlandesa conseguiu voltar à bicicleta e recebeu o tempo da vencedora por ter caído dentro da zona de proteção. Poucos metros depois, Shirin Van Anrooij e Brodie Chapman mexeram na corrida, mas nenhuma ganhou um espaço importante. As ciclistas estavam numa zona exposta ao vento e com o ritmo elevado, algumas ciclistas passavam dificuldades.
Nova chegada ao sprint num final técnico
Os metros finais eram bastante técnicos e posicionamento seria super importante após a última curva. Karlijn Swinkels tentou surpreender ao lançar o sprint de longe para sair da frente na última curva. Lucinda Brand agarrou a sua roda e, nos últimos metros, conseguiu passar a sua compatriota para vencer assim a etapa 4 do Thuringen Ladies Tour! Mischa Bredewold foi mais forte que Tamara Dronova (Roland) para fechar o pódio.
Margot Vanpachtenbeke segue líder da classificação geral do Thuringen Ladies Tour! Mischa Bredewold é a nova líder da classificação por pontos e Kasia Niewiadoma da classificação da montanha. Eline Jansen é a nova líder da juventude e a VolkerWessels Pro Cycling Team lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images