De Lie bate Philipsen no último dia dos Campeonatos Nacionais! Kopecky imperial na Bélgica!
O último dia dos Campeonatos Nacionais pelo Mundo fora contou com provas de grande espetáculo onde nomes conhecidos do pelotão conseguiram conquistar a tão desejada vitória. A Bélgica foi um dos destaques do dia onde, na vertente masculina, Arnaud De Lie bateu os puros sprinters e, na vertente feminina, Lotte Kopecky destruiu a concorrência. O Reino Unido, o Luxemburgo e a Hungria também contaram com grandes provas com fortes nomes a vencerem.
Bélgica Elites Masculinos
Na Bélgica, tivemos um grande corrida com a vitória a cair para, o jovem, Arnaud De Lie (Lotto Dstny), após ser o mais forte no sprint final. Para conquistar o seu primeiro Título Nacional de Fundo em elites, De Lie conseguiu bater ao sprint Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e Jordi Meeus (Bora – Hansgrohe).
Depois de uma corrida com ritmo elevado de início ao fim e com uma segunda metade de prova bastante ofensiva, a vitória acabou por ser decidida ao sprint. A Lotto Dstny comandava o pelotão e foi De Lie que lançou o sprint final com Philipsen na sua roda. Philipsen acabou por não ter capacidade para sair da roda de De Lie que não deu hipótese ao sprint e conquistou assim o seu primeiro Título Nacional em elites.
Meeus foi mais forte que Thibau Nys (Lidl – Trek) para ser terceiro. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) quebraram no sprint final e foram apenas 5º e 6º, respetivamente.
Results powered by FirstCycling.com
Bélgica Elites Femininas
Na corrida feminina da Bélgica, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) conquistou pela quarta vez o Título Nacional de fundo em elites, após um grande solo de 30km. A Campeã do Mundo acabou por não dar hipótese à concorrência e bateu Sanne Cant (Fenix – Deceuninck) por 3:27. Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) completou o pódio a 3:27. Destaca-se mais uma grande corrida da jovem, Fleur Moors (Lidl – Trek) que foi quarta a 4:00.
Results powered by FirstCycling.com
Reino Unido Elites Masculinos
No Reino Unido, Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) mostrou-se no seu melhor nível e venceu pela primeira vez os Campeonatos Nacionais de fundo em elites. Lewis Askey (Groupama – FDJ) foi segundo a 6s e Max Walker (Astana Qazaqstan Team) terceiro a 21s.
Após uma jornada dura e ofensiva, a corrida só foi decidida no muro final em Saltburn-by-the-Sea, com 400 metros a 6.8%. Ethan Hayter, Lewis Askey e Max Walker estavam na frente da corrida e acabaram por disputar a vitória. Askey foi o primeiro a mexer no muro final e Walker acabou por ceder. Hayter facilmente seguiu o ciclista da Groupama – FDJ e, nos metros finais, atacou deixando Askey sem resposta para conquistar assim o Título Nacional de Fundo em elites.
Results powered by FirstCycling.com
Reino Unido Elites Femininas
Nas elites femininas do Reino Unido, Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) mostrou ser a mais forte no muro para vencer pela terceira vez os Campeonatos Nacionais de Fundo. Anna Henderson (Team Visma | Lease a Bike) e Lizzie Deignan (Lidl – Trek) foram segunda e terceira, respetivamente, ambas a 6s.
Tal como a masculina, a corrida feminina também foi bastante ofensiva e com um forte ritmo. Um grupo de cerca de onze ciclistas ficou na frente da corrida e várias ciclistas mexiam nos kms finais. A cerca de 7km da meta, Sophie Wright (Fenix – Deceuninck) atacou e isolou-se na frente da corrida. No grupo perseguidor ficaram a marcar-se e Wright ia para a vitória, mas acabou por sofrer um furo que a fez ser ultrapassada pelo grupo perseguidor. Sendo assim, a corrida foi decidia muro final em Saltburn-by-the-Sea. Georgi atacou, logo nos primeiros metros, e rapidamente isolou para conquistar novamente o Título Nacional de fundo em elites.
Results powered by FirstCycling.com
Luxemburgo Elites Masculinos
No Luxemburgo, depois de uma corrida dura e com o forte ritmo, a vitória acabou por ser decidida no muro final em Harlange, com 1km a 5.8%. Kevin Geniets (Groupama – FDJ) conseguiu impor-se ao sprint para conquistar pela terceira vez o Título Nacional de fundo em elites. Os jovens, Mats Wenzel (Lidl – Trek Future Racing) e Alexandre Kess (Philippe Wagner – Bazin) mostraram-se muito bem e conseguiram ser 2º e 3º, respetivamente.
Results powered by FirstCycling.com
Luxemburgo Elites Femininas
Na corrida feminina do Luxemburgo, a vitória também acabou por ser decidida no muro final em Harlange. Três ciclistas conseguiram isolar-se e disputaram a corrida ao sprint. A jovem, Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime) conseguiu impor-se ao sprint e quebrou a sucessão de vitórias de Christine Majerus (Team SD Worx-Protime) para conquistar o seu primeiro Título Nacional de fundo em elites. Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling) completou o pódio.
Results powered by FirstCycling.com
Hungria Elites Femininas
Na corrida feminina da Hungria, Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) não deu hipótese à concorrência e venceu pela quinta vez os Campeonatos Nacionais de Fundo em elites. Petra Zsanko foi segunda a 58s e Szonja Greman terceira a 8:07.
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: PhotoNews