Rui Costa é pela terceira vez Campeão Nacional de Fundo!
Rui Costa (EF Education – EasyPost) sagrou-se o novo Campeão Nacional de Fundo, após vencer a corrida de 164.1km em Santa Maria da Feira. A prova foi decidida na subida final em paralelo onde Rui Costa conseguiu bater ao sprint Rui Oliveira (UAE Team Emirates). Luís Gomes (Gi Group Holding – Simoldes – UDO) completou o pódio a 11s.
Começo ofensivo e forte fuga consegue formar-se
Os Campeonatos Nacionais de Fundo em elites começaram com Luís Fernandes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) a saírem do pelotão e a ficarem isolados na frente da corrida. Por volta do km 8, os dois acabaram por ser alcançados. 5km depois, Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Rodrigo Caixas (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) e Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista) tentaram formar a fuga do dia, mas não tiveram sucesso.
Ao km 17, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) atacou e conseguiu isolar-se. Poucos metros depois, Afonso Silva (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Pedro Pinto (Efapel Cycling), Rui Costa e Luís Gomes fizeram a ponte para Ivo. Cerca de 10km depois, Pedro Pinto cedeu e foi alcançado. O pelotão estava a 45s do quarteto da frente. Logo a seguir, Rui Oliveira, Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Tiago Antunes e Joaquim Silva (Efapel Cycling) e João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) atacaram e tentavam chegar à frente da corrida.
Por volta do km 36, os cinco perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. Alguns ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. Frederico Figueiredo (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) ficaram envolvidos numa queda que os obrigou a abandonar a corrida. Ao km 60, o grupo da frente tinha uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. António Morgado (UAE Team Emirates) estava no pelotão e ainda teve de trocar duas vezes de bicicleta na parte inicial da jornada.
Grupo da frente reduz-se a cinco ciclistas
Um grupo de dez ciclistas formou-se na perseguição à fuga do dia, mas não estavam a conseguir reduzir a vantagem dos fugitivos. Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) e António Morgado eram dois dos dez perseguidores. Tiago Antunes acabou por perder o contacto com o grupo da frente que já tinha uma vantagem de 2:00.
A cerca de 50km do fim, Ivo Oliveira atacou, mas não ficou muito tempo isolado na frente da corrida. Logo a seguir, Rui Oliveira contra atacou e só Rui Costa e Luís Gomes conseguiram apanhar a sua roda. A cerca de 35km do fim, Ivo Oliveira e Afonso Silva largaram Joaquim Silva, João Matias e Diogo Barbosa e tentavam chegar ao grupo da frente. A 25km da meta, os dois perseguidores fizeram a ponte para o trio da frente. Poucos metros depois, os irmãos Oliveira mexeram na corrida, mas nenhum dos dois ganhou um espaço importante.
Quatro ciclistas lutam pelo Título Nacional de fundo na subida final
A 19km da meta, na penúltima passagem na subida em paralelo em Santa Maria da Feira, o ritmo do grupo da frente aumentou e Ivo Oliveira acabou por ceder. Afonso Silva passou dificuldades, mas conseguiu aguentar-se na frente da corrida. Os quatro estavam a colaborar muito bem e, km após km, aumentavam a vantagem sobre Ivo Oliveira e o grupo de Joaquim Silva, João Matias e Diogo Barbosa.
A corrida acabou por ser decidida na subida final. Rui Costa impôs de imediato um forte ritmo e Afonso Silva cedeu de imediato. Luís Gomes ainda aguentou durante uns metros, mas acabou por ceder. Rui Oliveira tentou surpreender de longe, mas Rui Costa conseguiu agarrar a sua roda. Nos últimos metros, Rui Costa lançou o sprint final e Rui Oliveira não teve capacidade para responder ao ciclista da EF Education – EasyPost que conquistou assim o seu terceiro Título Nacional de Fundo em elites. Luís Gomes fechou pelo segundo ano consecutivo o pódio da prova de fundo.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com