Demi Vollering faz o hat-trick e conquista Tour de Suisse!

A campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) venceu a última etapa do Tour de Suisse Women, uma ligação de 127km com partida e chegada em Champagne, batendo ao sprint a campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e a australiana Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing).

Fuga consegue formar-se e conta com fortes nomes

A etapa final do Tour de Suisse começou com um ritmo alto. Ao km 7, Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Nina Kessler (EF Education – Cannondale) atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. 5km depois, a Lidl – Trek aumentou o ritmo do pelotão e as duas da frente acabaram por ser alcançadas. Ao km 26, na primeira contagem do dia, Gaia Realini (Lidl – Trek) foi a primeira a passar no topo. O ritmo da corrida acabou por baixar e, 3km depois, Urska Zigart (Liv AlUla Jayco) saiu do pelotão e formou a fuga do dia.

Ao km 35, Nienke Vinke (Team DSM-Firmenich PostNL) saltou do pelotão e fez a ponte para Zigart. As duas conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. Cerca de 15km depois, alguns ataques aconteceram no pelotão e Niamh Fisher-Black (Team SD-Worx Protime), Brodie Chapman (Lidl – Trek), Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing), Évita Muzic (FDJ-Suez), Rosita Reijnhout (Team Visma | Lease a Bike) e Steffi Haberlin (Seleção Suíça) ficaram em posição intermédia. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) também saltou do pelotão e conseguiu fazer a ponte para o grupo perseguidor.

Uma fuga com fortes elementos conseguiu formar-se na última etapa do Tour de Suisse
Uma fuga com fortes elementos conseguiu formar-se na última etapa do Tour de Suisse

Favoritas começam a mexer na corrida

A 61km do fim, Vinke tirou pé para esperar pelo grupo de Labous. 3km depois Zigart foi alcançada pelo grupo perseguidor. 11km depois, na última contagem do dia, a Lidl – Trek aumentou o ritmo e o pelotão começou a partir. No grupo da frente, alguns ataques aconteceram e Chapman, Vinke e Reijnhout acabaram por ceder.

A 46km do fim, Elisa Longo Borghini atacou e foi seguida por Demi Vollering, Neve Bradbury e Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing). 1km depois, Niedermaier foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia. Haberlin cedeu perto do topo da subida, mas conseguiu reentrar no grupo da frente, na descida. Kim Cadzow (EF Education – Cannondale) fez a ponte para o grupo de Vollering. Poucos kms depois, Chapman, Vinke e Reijnhout foram alcançadas pelo grupo de Vollering.

Fuga alcançada e novo grupo forma-se na frente da corrida

A 27km da meta, Cadzow sofreu uma queda feia a descer que a tirou da luta pela etapa e pódio da geral. Felizmente, a neozelandesa conseguiu voltar à bicicleta e continuou a corrida. Zigart perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançada pelo grupo de Vollering. A diferença entre as cinco da frente e as perseguidoras era de apenas 40s. A 19km da meta, Niedermaier conquistou 3s de bonificação no sprint intermédio do dia. 6km depois, a fuga do dia acabou por ser alcançada.

A 10km da meta, Niewiadoma atacou e isolou-se na frente da corrida. Logo a seguir, Longo Borghini acelerou e foi seguida por Vollering e Bradbury. A italiana conseguiu fechar o espaço para a polaca. No grupo perseguidor, as ciclistas ficaram a marcar-se e as quatro da frente tinha cada vez mais, uma maior vantagem. A 9km da meta, Bradbury conseguiu uma ligeira vantagem, mas Longo Borghini fechou o espaço. Poucos metros depois, Vollering tentou isolar-se, mas sem sucesso.

Show de Demi Vollering num final ofensivo

A 6km da meta, Bradbury voltou a mexer na corrida, mas mais uma vez, Longo Borghini fechou o espaço. 1km depois, Niewiadoma atacou e Vollering rapidamente apanhou a sua roda. Longo Borghini passou algumas dificuldades, mas conseguiu reentrar na frente da corrida com Bradbury na sua roda. Logo a seguir, a australiana atacou e Longo Borghini teve de fechar mais um espaço.

A Canyon//SRAM Racing deu espetáculo nos kms finais, mas não conseguiu conquistar a etapa
A Canyon//SRAM Racing deu espetáculo nos kms finais, mas não conseguiu conquistar a etapa

A 2.5km da meta, Bradbury atacou e Vollering fechou o espaço com Niewiadoma na sua roda. Borghini passou novamente dificuldades, mas conseguiu fechar o espaço. Logo a seguir, Niewiadoma atacou e a campeã italiana voltou a não deixar a polaca ganhar um espaço importante. A 1.5km da meta, Niewiadoma voltou a tentar, mas sem sucesso. 500 metros depois, Bradbury e Niewiadoma tentaram isolar-se, mas não ganharam um espaço importante.

Nos metros finais, Longo Borghini lançou o sprint final, mas foi rapidamente ultrapassada por Vollering que não deu hipótese e fez assim o hat-trick na etapa final do Tour de Suisse. Longo Borghini acabou por ser segunda e Bradbury terceira. Niewiadoma não teve pernas para sprintar e foi 4ª a 4s. Destaca-se a excelente exibição de Haberlin, que foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 5ª a 42s. Kim Cadzow conseguiu terminar a etapa, mas foi apenas 31ª a 3:55.

Demi Vollering é a grande vencedora do Tour de Suisse, batendo Neve Bradbury por 1:28 e Elisa Longo Borghini por 1:30. A neerlandesa também conquistou a classificação por pontos. Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) conquistou a classificação da montanha. Bradbury foi a melhor jovem e a Canyon//SRAM Racing a melhor equipa.

Pódio Final

Pódio do Tour de Suisse Women com Neve Bradbury, Demi Vollering e Elisa Longo Borghini
Pódio do Tour de Suisse Women com Neve Bradbury, Demi Vollering e Elisa Longo Borghini

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock