Jarno Widar é o grande vencedor do Giro Next Gen! Matthew Brennan vence etapa final!
O britânico Matthew Brennan (Team Visma-Lease a Bike Development) venceu a última etapa do Giro Next Gen, uma ligação de 137km entre Cesena e Forlimpopoli, batendo ao sprint o alemão Niklas Berhens (Lidl-Trek Future Racing) e o italiano Luca Paletti (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè). Jarno Widar (Lotto Dstny Developmen Team) chegou no pelotão, a 21s, e garantiu a conquista da geral, sendo apenas Sub-23 de primeiro ano!
Começo bastante ofensiva, mas acaba por se formar
A última etapa do Giro Next Gen começou com vários ataques e Alastair Mackellar (Hagens Berman Jayco), Jeferson Ruiz (GW Erco Shimano), Christian Bagatin, Matteo Ambrosini e Lorenzo Nespoli (Team MBH Bank Colpack Ballan), Giovanni Zordan (Zalf Euromobil Fior), Marco di Bernardo (UC Trevigiani Energiapura Marchiol), Nicolò Arrighetti (Biesse-Carrera), Pietro Mattio (Team Visma | Lease a Bike Development) e Luca Paletti conseguiram isolar-se.
O grupo da frente acabou por partir e Mackellar, Ruiz, Bagatin, Mattio, Paletti, Bagatin e Nespoli ficaram isolados. Por volta do km 28, Darren Van Bekkum (Team Visma | Lease a Bike Development Team), Luke Tuckwell (Trinity Racing) e Florian Kajamini (Team MBH Bank Colpack Ballan) juntaram-se ao grupo da frente. 2km depois, Nespoli foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.
Poucos kms depois, Bagatin, Mackellar e Kajamini acabaram por perder o contacto com o grupo da frente. Ataques aconteceram no pelotão e Léo Bisiaux e Rasmus Pedersen ( Decathlon AG2R La Mondiale Development Team), Niklas Berhens, Andrea Montoli (Biesse-Carrera), Luca Bagnara (Polti Kometa U23) e Marco Palomba (General Store-Essegibi-F.ili Curia) juntaram-se ao grupo da frente. Ao km 43, Paletti foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. 4km depois, Nespoli foi o mais forte na segunda contagem do dia.
Alguns ciclistas fazem a ponte para a fuga
A cerca de 50km do fim, Palomba cedeu e acabou por ficar em posição intermédia. Logo a seguir, Max van der Meulen (CTF Victorious), Artem Schmidt (Hagens Berman Jayco) e Vicente Rojas (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o italiano. Na terceira contagem do dia, Nespoli foi o primeiro a passar no topo.
A 40km do fim, na quarta contagem do dia, Nespoli assegurou novamente a pontuação máxima. Schmidt e Rojas largaram Van der Meulen e Palomba e iam em busca do grupo da frente. Cerca de 10km depois, os dois perseguidores fizeram a ponte para o grupo da frente. A diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de 1:30. A 25km da meta, um ciclista da seleção italiana saltou do pelotão para tentar chegar à fuga, mas foi rapidamente alcançado.
Fuga resiste e disputa etapa ao sprint
A 10km da meta, o grupo da frente tinha uma vantagem de 40s sobre o pelotão. Van Bekkum e Mattio trabalhavam na frente em prol de Brennan que tinha grandes chances de vencer ao sprint. 3km depois, Ruiz foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Van Bekkum, Montoli, Bagnara e Pedersen acabaram por ceder. A Soudal Quick-Step Devo Team aumentava o ritmo do pelotão para que Paul Magnier pudesse lutar pela etapa.
A fuga acabou por resistir ao forte ritmo do pelotão e preparavam-se para lutar pela etapa ao sprint. A 600 metros da meta, Mattio assumiu o comando e preparava-se para lançar o sprint de Brennan. A 250 metros da meta, o britânico lançou o sprint final com Behrens. Nos últimos metros, o alemão saiu da roda de Brennan, mas não conseguiu passar o britânico que venceu assim a etapa final do Giro Next Gen. Paletti completou o pódio.
O pelotão chegou 21s depois, disputando já um lugar fora do top10. Tim Torn Teutenberg (Lidl – Trek Future Racing) venceria o sprint pelo 11º posto, mas o líder da geral chegava também em 46º, para garantir a vitória final na corrida!
Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco) chegou no pelotão e foi 42º a 21s. Na geral, o campeão nacional foi 40º a 35:30. Daniel Lima (Israel – Premier Tech Academy) não partiu para a última etapa por causa de um problema de saúde.
Jarno Widar é assim o grande vencedor do Giro Next Gen, batendo Pablo Torres (UAE Team Emirates Gen Z) por 52s e Pau Marti (Israel – Premier Tech Academy) por 58s. o belga também venceu a juventude. Lorenzo Nespoli venceu a classificação da montanha e Paul Magnier a classificação por pontos. A VF Group – Bardiani CSF – Faizanè foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Giro Next Gen