Tim Merlier bisa na última etapa do Belgium Tour! Soren Waerenskjold vence geral!
O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a última etapa do Belgium Tour, uma ligação de 185.9km com partida e chegada em Bruxelas, batendo ao sprint os belgas Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e Tom Van Asbroeck (Israel – Premier Tech).
Fuga consegue formar-se, mas pelotão não dá uma grande vantagem
A última etapa do Belgium Tour começou com um ritmo alto. Ao km 20, Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Sébastien Grignard (Lotto Dstny), Olivier Godfroid (Baloise Trek Lions) e Thimo Willems (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Ceriel Desal (Bingoal WB), Stijn Appel (BEAT Cycling Club), Tristan Scherpenbergh (Philippe Wagner – Bazin), Mauro Verwilt (Tarteletto – Isorex) e Kay De Bruyckere (Pauwels Sauzen – Bingoal) saltaram do pelotão e tentavam chegar ao grupo da frente.
Ao km 45, os cinco perseguidores fizeram a ponte para o quarteto da frente. 5km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Willems conquistou a pontuação máxima. O ritmo do pelotão era elevado e a fuga do dia tinha apenas uma vantagem de 30s. Ao km 98, no segundo sprint intermédio do dia, Willems voltou a ser o mais forte.
Fuga alcançada e alguns ataques sem sucesso
A 70km do fim, Scherpenbergh deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 19km depois, a fuga do dia foi alcançados. Os ciclistas que estavam a lutar pelo pódio da geral estavam bem posicionados para tentar conquistar segundos de bonificação no km de ouro. Logo a seguir, no km de ouro, Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility), Alec Segaert (Lotto Dstny), Joe Blackmore e Pier-André Côté (Israel – Premier Tech) e Sander de Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale) conquistaram 3s de bonificação. Alex Aranburu (Movistar Team) conquistou 2s e Mathias Vacek (Lidl – Trek) 1s.
A 44km da meta, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. 8km depois, Matias Louvel (Arkea-B&B Hotels) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. Poucos kms depois, o francês acabou por ser alcançado. A 22km da meta, no último sprint intermédio do dia, Lindsay De Vylder (Team Flanders – Baloise) foi o mais forte.
Novos ataques, mas etapa é disputada ao sprint
A 16km da meta, Michiel Coppens (BEAT Cycling Club) conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. 9km depois, o belga acabou por ser alcançado. Logo a seguir, Gwen Leclainche (Philippe Wagner – Bazin) atacou e conseguiu isolar-se. A 3km da meta, o francês foi alcançado. O pelotão seguia com um ritmo elevado e preparava-se para uma chegada ao sprint.
A 1.8km da meta, Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) ficou envolvido numa queda que o tirou da luta pela etapa. Nos últimos a Alpecin – Deceuninck comandava o pelotão. Jasper Philipsen lançou o sprint final com Tim Merlier na sua roda. Philipsen começou a sprintar muito cedo e foi facilmente ultrapassado por Merlier que conquistou a sua 12ª vitória da temporada na etapa final do Belgium Tour. Van Asbroeck foi mais forte que Vacek e fechou o pódio.
Soren Waerenskjold é o grande vencedor do Belgium Tour, batendo Mathias Vacek por 4s e Alex Aranburu por 7s. O norueguês também conquistou a juventude. Jasper Philipsen venceu a classificação por pontos e Jago Willems (VolkerWessels Pro Cycling Team) a classificação dos sprints intermédios. A Movistar Team foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA