Josie Talbot triunfa em Bosdarros! Usoa Ostolaza vence Tour Féminin International des Pyrénées!
A australiana Josie Talbot (Cofidis) venceu a última etapa do Tour Féminin International des Pyrénées, uma ligação de 125.6km entre Nay e Bosdarros, após se isolar na frente da corrida a cerca de 15km da meta. A belga Lotte Claes (Arkea-B&B Hotels) foi segunda a 53s e a italiana Giada Borghesi (BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo) terceira a 1:24.
Fuga consegue formar-se
A última etapa do Tour Féminin International des Pyrénées começou com diversas tentativas de ataque com Vittoria Guazzini (FDJ-Suez), Esmee Gielkens (Lotto Dstny), Leonie Laubig (Primeau Vélo – Group Abadie), Nikola Noskova (Cofidis), Anais Morichon (Arkea-B&B Hotels), Constance Valentin (Winspace), Eneritz Vadillo (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Maria Yapura (Team Komugi – Grand Est) a formarem a fuga do dia. As sete conseguiram uma vantagem de 2:30. A Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi controlava o pelotão para defender a liderança de Usoa Ostolaza.
Fuga alcançada e Talbot isola-se
A 48km do fim, numa das subidas do dia, com 2.2km a 6.5%, Valentina Cavallar (Arkea-B&B Hotels) atacou, mas foi de imediato marcada por Ostolaza e acabaram por ser alcançadas. Noskova acelerou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Guazzini, Laubig, Vadillo e Yapura juntaram-se a Noskova no grupo da frente.
A cerca de 20km do fim, Guazzini quebrou e foi alcançada pelo pelotão. Cavallar tentava novamente saltar do pelotão, mas Ostolaza não a deixava ganhar um espaço importante. 3km depois, a fuga do dia acabou por ser alcançada pelo pelotão que estava bastante reduzido.
A cerca de 15km da meta, Talbot atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. No pelotão, nenhuma equipa estava a querer perseguir e a australiana ganhou uma vantagem de 1:00. A cerca de 5km da meta, Lotte Claes (Arkea-B&B Hotels) atacou e tentava chegar a Talbot que ainda tinha uma vantagem de 1:00.
Talbot resiste e Ostolaza conquista geral
Josie Talbot manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer como profissional na etapa final do Tour Féminin International des Pyrénées. Lotte Claes seguiu em posição intermédia e acabou por ser 2ª a 54s. No grupos dos favoritos, Valentina Cavallar e Ségolène Thomas (Team Komugi – Grand Est) mexeram na corrida, nos kms finais, mas não ganharam um espaço importante. Giada Borghesi (BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo) foi a mais forte ao sprint do grupo das favoritas para ser 3ª a 1:24.
Maryna Altukhova foi a melhor ciclista da Matos Mobility – Flexaco, na etapa, e terminou na 31ª posição a 3:20. Agustina Reyes (Matos Mobility – Flexaco) foi 45ª a 5:54 e Kateryna Velychko 64ª a 19:52. Na geral, Maryna conseguiu ser 17ª a 8:53. Agustina foi 56ª a 35:42 e Kateryna 61ª a 45:28. A portuguesa Diana Pedrosa (Matos Mobility – Flexaco) não terminou a última etapa.
Usoa Ostolaza é a grande vencedora do Tour Féminin International des Pyrénées, batendo Valentina Cavallar por 31s e Yurani Blanco (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) por 58s. A espanhola também conquistou a classificação por pontos. Nikola Noskova venceu a classificação da montanha e Julie Bego (Cofidis) a juventude. A Cofidis foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Pascal Gentie