Ben Healy vence etapa final do Tour of Slovenia! Giovanni Aleotti conquista geral!
O irlandês Ben Healy (EF Education – EasyPost) venceu a última etapa do Tour of Slovenia, uma ligação de 156.9km entre Sentjernej e Novo Mesto, após protagonizar um grande ataque a 3km da meta. O norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) foi segundo e o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) terceiro, ambos a 6s.
Começo bastante ofensivo, mas fuga forma-se após 40km

A última etapa do Tour of Slovenia começou com um ritmo alto. Ao km 13, Clément Davy (Groupama – FDJ), Martin Voltr (Pierre Baguette Cycling) e Alexander Kristoff saltaram do pelotão e conseguiram uma vantagem de 30s. 11km depois, o pelotão alcançou os três ciclistas. Ao km 28, novos ataques aconteceram, e o pelotão acabou por partir. Poucos kms depois, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) assegurou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. O líder da geral, Giovanni Aleotti (BORA – hansgrohe), foi terceiro.
Ao km 38, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. Logo a seguir, Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla), Nikias Ardnt (Bahrain Victorious), Alexander Hajek (BORA – hansgrohe), Yuhi Todome (EF Education – EasyPost), Vegard Stake Laengen (UAE Team Emirates), Cameron Wurf (INEOS Grenadiers), Fabien Grellier (TotalEnergies), Johan Meens (Bingoal WB), Szymon Sajnok (Q36.5 Pro Cycling Team), Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling Team), Diego Uriarte (Equipo Kern Pharma), Piotr Pekala (Santic – Wibatech), Alexander Kristoff e Clément Davy atacaram e formaram a fuga do dia.
Os fugitivos do dia estavam a colaborar muito bem e rapidamente ganharam uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. Ao km 51, no segundo sprint intermédio do dia, Kristoff conquistou a pontuação máxima. 21km depois, Marcellusi assegurou a pontuação máxima no terceiro sprint intermédio do dia. A fuga aumentava a vantagem sobre o pelotão para 3:00.
Ben Healy ataca de longe e Pello Bilbao segue em busca da geral
A 67km do fim, Kristoff foi o mais forte no quarto sprint intermédio do dia. 20km depois, na primeira subida do dia, o Veliki Ban, com 5,8km a 4,7%, Ben Healy atacou e foi seguido por Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers). A 45km do fim, o equatoriano deixou de ter capacidade para seguir o irlandês e o reduzido pelotão alcançou-o. Logo a seguir, Paul Double (Team Polti Kometa) e Pello Bilbao contra-atacaram e conseguiram chegar a Healy. Todome tirou pé para esperar por Healy e rapidamente se pôs ao serviço do irlandês. De Marchi foi o primeiro a passar no topo da contagem.
A 40km do fim, Todome sofreu uma queda e perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Poucos kms depois, Arndt tirou pé para esperar por Bilbao e ajudá-lo a chegar ao grupo da frente. Davy e Meens acabaram por perder o contacto com o grupo da frente e foram alcanaçados pelo grupo de Healy. A 25km do fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 50s sobre o grupo perseguidor e 1:10 sobre o pelotão.
Última subida do dia parte a corrida
A 19km da meta, Bilbao e Double cederam e foram alcançados. 5km depois, Healy, Meens e Davy chegaram ao grupo da frente. O pelotão estava a aumentar o ritmo e tentava reduzir a vantagem de 40s do grupo da frente. A 11km da meta, na última subida do dia, a Trska Gora, com 1,5km a 10,5%, Healy atacou. Marcellusi foi o único capaz de o seguir. Todos os restantes ciclistas que estavam no grupo da frente foram alcançados. 1,5km depois, Narvaez atacou e rapidamente se juntou ao duo da frente. Healy foi o primeiro a passar no topo da contagem.
A cerca de 7km para a meta, Bilbao atacou a descer, mas Giovanni Aleotti rapidamente o marcou. Os dois ganharam um bom espaço e conseguiram fazer a ponte para o trio da frente. Logo a seguir, Matej Mohoric (Bahrain Victorious) atacou também a descer e juntou-se ao grupo da frente. Os seis da frente tinham 20s de vantagem sobre um pequeno grupo onde estava Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e 30s sobre um grupo onde estava Kristoff.
Poderoso ataque de Healy para a vitória
A 3,6km da meta, Healy tentou isolar-se, mas não teve sucesso. 700 metros depois, o irlandês voltou a atacar e desta feita conseguiu. O grupo de Kristoff conseguiu fazer a ponte para o grupo de Pellizzari. Nos últimos kms, Marcellusi atacou e Narvaez tentava seguir o italiano. Bilbao, Mohoric e Aleotti foram alcançados pelo grupo de Kristoff. Já no km final, o grupo alcanpu também Narvaez e Marcellusi.
Ben Healy manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer este ano na etapa 5 do Tour of Slovenia. Alexander Kristoff foi mais forte ao sprint que Orluis Aular e Luka Mezgec (Team Jayco – AlUla) para ser segundo, a 6s. Os principais favoritos à geral chegaram todos a 6s.
António Morgado (UAE Team Emirates) foi 93º a 6:13 do vencedor. Na geral, o português terminou em 52º a 22:42.
Giovanni Aleotti é assim o grande vencedor do Tour of Slovenia! Pello Bilbao foi segundo, a 10s, e Giulio Pellizzari completou o pódio, a 26s. O italiano da BORA – hansgrohe também venceu a classificação por pontos. Davide Baldaccini (Team Corratec – Vini Fantini) conquistou a classificação da montanha, Pellizzari foi o melhor jovem e a VF Group – Bardiani CSF – Faizané a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sportida