Usoa Ostolaza triunfa no Col d’Aubisque e é a nova líder Tour Féminin International des Pyrénées!

A espanhola Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) venceu a segunda etapa do Tour Féminin International des Pyrénées, uma ligação de 97.8km entre Pierrefitte-Nestalas e Col d’Aubisque, após se isolar na frente da corrida a 2km da meta. A austríaca Valentina Cavallar (Arkea-B&B Hotels) por 28s e a espanhola Yurani Blanco (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi).

Aventura da fuga do dia

Nos primeiros kms da segunda jornada do Tour Féminin International des Pyrénées, Marine Allione (Winspace) e Victoire Joncheray (Team Komugi – Grand Est) conseguiram sair do pelotão e formar a fuga do dia. Alice Capasso (Team Mendelspeck Ge-Man), Diana Rodriguez (Pato Bike BMC Team) e Giorgia Serena (BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo) também saltaram do pelotão e tentavam chegar às duas da frente. A 50km do fim, Allione e Joncheray tinham 2:00 de vantagem sobre as três perseguidoras e 4:00 sobre o pelotão. Cerca de 20km depois, as três perseguidoras foram alcançadas.

A 16.9km da meta, as ciclistas entraram no mítico Col d’Aubisque, que tem uma pendente média de 7.1%. 1.9km depois, Joncheray deixou de ter capacidade para seguir Allione. O ritmo do pelotão estava muito forte e ficada vez mais reduzido. A cerca de 13km para a meta, Allione acabou por ser alcançada pelo pelotão que continuava com um ritmo alto.

Favoritas começam a mexer na corrida

A cerca de 10km da meta, ataques começaram a acontecer no pelotão e Lotte Claes e Valentina Cavallar (Arkea-B&B Hotels), Julie Bego e Nikola Noskova (Cofidis) e Karolina Perekitko (Winspace) conseguiram isolar-se. 1km depois, Noskova acabou por ceder. A 8km da meta, Perekitko também acabou por ceder. A polaca não foi ao seu limite e decidiu impor o seu ritmo.

A 7km da meta, Yurani Blanco, Usoa Ostolaza, Ségolène Thomas (Team Komugi – Grand Est), Noskova e Hannah Ludwig (Cofidis) chegaram a Perekitko. O trio da frente tinha 30s de vantagem sobre o grupo perseguidor. Poucos metros depois, Cavallar atacou e isolou-se na frente da corrida. Ostolaza saltou do grupo perseguidor e rapidamente passou por Claes e Bego. A espanhola estava a fazer uma excelente subida a ritmo e estava a aproximar-se de Cavallar.

Usoa Ostolaza conquista o Col d’Aubisque

A 4km da meta, Ostolaza fez a ponte para Cavallar. Blanco também estava a fazer uma grande subida a ritmo e perseguia a solo as duas da frente. 2km depois, Ostolaza atacou e Cavallar não teve capacidade para a seguir. A espanhola manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 2 do Tour Féminin International des Pyrénées. Cavallar só se estreou a correr como profissional este ano. A austríaca tem mostrado um bom potencial e conseguiu ser 2ª a 28s. Blanco também fez uma excelente subida e fechou o pódio a 58s.

Perekitko confirmou a boa temporada que está a fazer ao conseguir ser 4ª a 1:24. Thomas surpreendeu ao conseguir fechar o top5 a 1:26. Julie Bego (Cofidis) também fez uma bela etapa. A campeã do mundo júnior de estrada voltou a confirmar o seu potencial ao conseguir ser 6ª a 1:42.

Maryna Altukhova foi a melhor ciclista da Matos Mobility – Flexaco e terminou na 19ª posição a 6:52. Agustina Reyes (Matos Mobility – Flexaco) foi 52º a 17:14 e Kateryna Velychko (Matos Mobility – Flexaco) 57º a 19:50. A portuguesa Diana Pedrosa (Matos Mobility – Flexaco) foi 68º a 30:04.

Usoa Ostolaza é a nova líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha do Tour Féminin International des Pyrénées. Julie Bego é a melhor jovem e a Arkea-B&B Hotels a melhor equipa.

As líderes das classificações do Tour Féminin International des Pyrénées (Foto: Komugi-Grand Est)
As líderes das classificações do Tour Féminin International des Pyrénées (Foto: Komugi-Grand Est)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Pascal Gentie

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock