Tiago Leal vence etapa 3 do GP Douro Internacional! Francisco Peñuela é mais líder!

Tiago Leal venceu a terceira etapa do GP Douro Internacional, uma jornada de 129,6km entre Tabuaço e Armamar, num final de sonho para a Rádio Popular – Paredes – Boavista! O português triunfou ao lado do líder da geral, Francisco Peñuela, numa grande dobradinha da equipa, que conta já apenas com quatro ciclistas em prova. O espanhol David Dominguez (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) foi um surpreendente terceiro, a 3s.

Longa batalha pela fuga num terreno bastante duro

A terceira etapa do GP Douro Internacional começou com muitos ataques na procura da fuga do dia. Ainda antes de um grupo escapar, o líder da geral perdeu César Fonte e Raul Rota devido a um vírus. Ao km 29,8 surgiu o sprint intermédio de Guedieiros, onde Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) foi primeiro e garantiu a vitória virtual na classificação.

A fuga do dia começava a formar-se poucos kms depois, com Andrey André (Gi Group Holding – Simoldes – UDO), Francisco Pereira e Oscar Cabedo (ABTF Betão – Feirense) e Sergio Garcia (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho). Os quatro conseguiram cerca de 2min de vantagem, que se foram reduzindo com a dureza do dia. Ao km 46,8 surgiu a Meta Autarquias, em Tabuaço, ganha por Francisco Pereira.

A primeira contagem de montanha surgiu ao km 57,7, na Desejosa, onde Andrey foi primeiro. Durante a subida, Gaspar Gonçalves (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e Francisco Guerreiro (Gi Group Holding – Simoldes – UDO) atacaram, fazendo a junção na dianteira pouco após a subida. A diferença para o pelotão era de cerca de 1min, mas já havia um grupo perseguidor a 30s com Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Luís Fernandes e Rodrigo Caixas (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car).

Nova subida a mudar a configuração da corrida

O grupo intermédio nunca conseguiu chegar à frente, que se manteve com 6 ciclistas. No Sprint Especial de Folgosa, Gaspar Gonçalves foi primeiro. Rapidamente se chegou à segunda contagem de montanha do dia, a segunda categoria de Vila de Fontelo. A fuga começou a partir-se, com Andrey André e Francisco Pereira a serem os primeiros a ceder. Gaspar Gonçalves foi o primeiro no topo, ao km 93,5, mas acabou por abdicar da fuga a partir daí.

Na frente, Oscar Cabedo e Francisco Guerreiro ganharam alguma vantagem. Sergio Garcia manteve-se em posição intermédia, e acabou por conseguir reentrar já a 27km do fim. Com o pelotão a menos de 1min, os três resistiram até à entrada para a subida final. A Sabgal / Anicolor e a Efapel Cycling iam impondo o ritmo para a discussão da corrida, e os ataques começaram desde cedo.

Sabgal / Anicolor ao ataque, mas final foi de sonho para a Rádio Popular – Paredes – Boavista

A 3km do fim, Mathias Bregnhoj (Sabgal / Anicolor), segundo na geral, lançou um primeiro ataque. O dinamarquês resistiu algumas centenas de metros na frente, mas Tiago Leal fez um enorme trabalho para o alcançar. Na resposta, Artem Nych (Sabgal / Anicolor) contra-atacou, mas foi o próprio Peñuela a responder diretamente. O camisola amarela não colaborou, e o reduzido grupo de favoritos acabou por encostar.

Nych voltou a atacar já perto do km final, com nova resposta de Peñuela. Os dois conseguiram cerca de 10s, mas Keegan Swirbul (Efapel Cycling) fechou o espaço. Mais atrás, apenas David Dominguez e Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Tiago Leal resistiam. Os sete voltaram a juntar-se já dentro dos últimos 500m, e Tiago Leal aumentou o ritmo. Apenas Peñuela o seguiu e os dois entraram na reta da meta isolados para a dobradinha da formação de Paredes. David Domingues acabou por ser terceiro, já a 3s.

Com o segundo posto, Peñuela é mais líder do GP Douro Internacional, tendo agora 26s sobre Tivani e 30s sobre Antunes. O venezuelano lidera também por pontos, enquanto Tiago Leal segue na frente da montanha. Fabrizio Crozzolo (Technosylva Maglia Bembibre) mantém-se o melhor jovem, e Miguel Salgueiro é já o virtual vencedor dos Sprints Intermédios. A Aviludo – Louletano – Loulé Concelho é a nova líder por equipas.

Francisco Peñuela segue líder do GP Douro Internacional após a dobradinha ao lado de Tiago Leal!
Francisco Peñuela segue líder do GP Douro Internacional após a dobradinha ao lado de Tiago Leal!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock