Viking regressa em grande e é o primeiro líder do Critérium du Dauphiné!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a primeira etapa do Critérium du Dauphiné, uma ligação de 172.5km com partida e chegada em Saint-Pourçain-sur-Sioule, batendo ao sprint o irlandês Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) e o francês Hugo Page (Intermarché – Wanty).
Fuga facilmente se forma
A primeira etapa do Critérium du Dauphiné começou com Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team) a sair do pelotão e a formar a fuga do dia. A 167km do fim, Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels) atacou e tentava a solo chegar ao britânico. 12km depois, na primeira contagem do dia, Donovan foi o primeiro a passar no topo. A 145km do fim, na segunda contagem do dia, o britânico foi novamente o primeiro a passar no alto. 6km depois, Le Berre juntou-se a Donovan na frente da corrida.
A 128km do fim, na última contagem do dia, Donovan foi o primeiro a passar no topo. O duo da frente seguia com uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Lidl – Trek e Decathlon AG2R La Mondiale. A 95km do fim, no sprint intermédio do dia, Le Berre foi buscar a pontuação máxima.
Fuga alcançada, alguns ataques, mas etapa é disputada ao sprint
A 46km do fim, Sam Bennett sofreu um furo, mas conseguiu reentrar no pelotão. 26km depois, alguns ciclistas ficaram envolvidos numa queda no pelotão. A 16km da meta, os dois fugitivos do dia foram alcançados. 4km depois, Nils Politt (UAE Team Emirates) atacou e foi seguido por Marco Haller (Bora – Hansgrohe) e um ciclista da Uno-X Mobility. A 10km da meta, os três foram alcançados. Logo a seguir, Jonas Rutsch (EF Education – EasyPost) tentou isolar-se, mas não teve sucesso.
Nos últimos kms, o ritmo era elevado com várias equipas na frente do pelotão, mas acabou por ser a Lidl – Trek a assumir o comando. A cerca de 550 metros da meta, Ryan Gibbons (Lidl – Trek) começou a lançar o sprint de Mads Pedersen. O dinamarquês, após a última curva, lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese e conquistou assim a etapa 1 do Critérium du Dauphiné. Sam Bennett ficou exposto uns metros e teve de lutar pela roda de Pedersen. O irlandês não teve capacidade para passar o dinamarquês e ainda teve de aguentar o forte sprint de Hugo Page para ser 2º.
Mads Pedersen é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Hugo Page é o primeiro líder da juventude e Mark Donovam da classificação da montanha. A Arkea-B&B Hotels é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Critérium du Dauphiné