Jonas Abrahamsen estreia-se a vencer como profissional na Brussels Classic!
O norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) venceu a Brussels Classic, uma ligação de 218.4km entre Etterbeek e Brussels, após se isolar na frente da corrida a 4.5km da meta. O eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) foi segundo e o australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) terceiro, ambos a 4s.
Fuga consegue formar-se e Muur-Kapelmuur começa a fazer estragos
A Brussels Classic começou com um ritmo alto. A 203km do fim, Alexis Gougeard (Cofidis), Thibaud Gruel (Groupama – FDJ), Martin Svrcek (Soudal Quick-Step), Ceriel Desal (Bingoal WB) e Kamiel Bonneu (Team Flanders – Baloise) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 1km depois, Riccardo Lucca (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacou e tentava juntar-se aos cinco da frente. A 196km do fim, o italiano fez a ponte para o grupo da frente que conseguiu uma vantagem superior a 3:00 sobre o pelotão.
A 100km do fim, na primeira passagem no mítico Muur-Kapelmuur, o ritmo no pelotão aumentou e alguns cortes acabaram por acontecer. Cerca de 2km depois, Liam Slock (Lotto Dstny) saiu do pelotão e tentava a solo fazer a ponte para a fuga do dia. A 81km do fim, o belga conseguiu juntar-se aos seis da frente. O ritmo da corrida seguia alto e o grupo da frente tinha uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão.
Última passagem no Muur-Kapelmuur parte ainda mais a corrida
A 61km do fim, na última passagem no Muur-Kapelmuur, Gougeard perdeu o contacto com o grupo da frente. 1km depois, no pelotão, Biniam Girmay acelerou e acabou por partir o pelotão. Alexander Kristoff (Uno-X Mobility), Axel Zingle (Cofidis) e Emilien Jeannière (TotalEnergies) foram alguns dos principais ciclistas que acabaram por ficar cortados.
A 55km do fim, novos ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. 6km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão que era composto por cerca de 40 ciclistas. Biniam Girmay, Kaden Groves, Casper Van Uden (Team DSM-Firmenich PostNL), Jordi Meeus (Bora – Hangrohe), Sebastian Molano (UAE Team Emirates), Pascal Ackermann (Israel – Premier Tech), Paul Penhoet (Groupama – FDJ), Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team), Milan Fretin (Cofidis) e Amaury Capiot (Arkea-B&B Hotels) eram os principais velocistas presentes no pelotão.
Ataques no pelotão e Abrahamsen consegue surpreender os sprinters
A 25km da meta, Lewis Askey (Groupama – FDJ) tentou isolar-se na frente da corrida, mas sem sucesso. 9km depois, Marc Hirschi (UAE Team Emirates) atacou, mas não ganhou um espaço importante. Logo a seguir, Jonas Abrahamsen saltou do pelotão e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Martin Svrcek foi o único que conseguiu fazer a ponte para o norueguês. A 11km da meta, Aime De Gendt (Cofidis) atacou e tentava a solo chegar ao duo da frente. 6km depois, o belga foi alcançado.
A 5km da meta, os dois da frente tinham cerca de 20s de vantagem sobre o pelotão. 500 metros depois, Abrahamsen atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Svrcek não teve capacidade para o seguir e acabou por ser alcançado. Abrahamsen conseguiu aguentar o forte ritmo do pelotão para se estrear a vencer como profissional na Brussels Classic. No pelotão, Kaden Groves lançou o sprint final. O australiano acabou por ser ultrapassado, nos últimos metros, por Biniam Girmay que foi assim 2º.
O português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) abandonou a corrida.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images