Wessel Mouris vence em Jeseník! Brieuc Rolland conquista Course de la Paix e Daniel Lima fecha top10!
O neerlandês Wessel Mouris (Seleção Neerlandesa) venceu a última etapa da Course de la Paix Sub23, uma ligação de 126.8km entre Sumperk e Jeseník, após se isolar na frente da corrida a cerca de 14km para a meta. O francês Paul Magnier (Seleção Francesa) foi segundo e o neerlandês Tibor Del Grosso (Seleção Neerlandesa) terceiro, ambos a 28s.
Início com alguns ataques, mas fuga consegue formar-se
A etapa final da Course de la Paix começou com um ritmo alto. A 118km do fim, Wouter Toussaint (Seleção Neerlandesa) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 23km depois, Alexandre Kess (Seleção Luxemburguesa), Iker Mintegi (Seleção Espanhola), Alessandro Borgo (Seleção Italiana) e Moritz Czasa (Seleção Alemã) fizeram a ponte para Toussaint.
A 94km do fim, os cinco da frente foram alcançados. Logo a seguir, Wessel Mouris, Eneikoitz Azparren (Seleção Espanhola), Nicolo Arrighetti (Seleção Italiana) e Jaka Marolt (Seleção Eslovena) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. A 45km do fim, na primeira contagem do dia, Mouris foi o primeiro a passar no topo. Os quatro da frente estavam a rodar muito bem e aumentaram a vantagem sobre o pelotão para 4:00. 15km depois, no sprint intermédio do dia, Azparren foi buscar a pontuação máxima.
Fuga resiste e vinga novamente
A 15km da meta, na última subida do dia, a Rejvic, com 5.4km a 4.9%, o grupo da frente partiu e Mouris e Marolt ficaram isolados. Cerca de 1km depois, o neerlandês conseguiu largar o esloveno. A 12km da meta, Mouris foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Azparren, Marolt e Arrighetti foram alcançados. O ritmo no pelotão aumentou e perdeu bastantes elementos. Daniel Lima e António Morgado (Seleção Portuguesa) chegaram a mexer, mas não ganharam um espaço importante.
A 10km da meta, Mouris tinha 45s de vantagem sobre o pelotão. A descida estava escorregadia por causa da chuva e não seria fácil para o pelotão alcançar o sobrevivente da fuga. O neerlandês manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa final da Course de la Paix. Paul Magnier foi mais forte ao sprint que Tibor Del Grosso para ser segundo a 28s.
Seleção Portuguesa e classificações finais
António Morgado foi o melhor português na etapa e terminou em 18º a 28s. Gonçalo Tavares (Seleção Portuguesa) foi 24º a 28s. Daniel Lima sofreu uma queda nos últimos 3kms, mas como estava na zona protegida, acabou por ser 62º a 28s. João Martins (Seleção Portuguesa) foi 83º e Alexandre Montez (Seleção Portuguesa) 84º, ambos a 7:26.
Na geral, Daniel Lima foi o melhor colocado e conseguiu ser 10º a 29s. António Morgado foi 14º a 36s e se não fosse o furo da etapa 2, o português podia ter sido 3º na geral. Gonçalo Tavares foi 24º a 1:12. Alexandre Montez foi 62º a 12:06 e João Martins 92º a 32:12.
Brieuc Rolland (Seleção Francesa) é o grande vencedor da Course de la Paix Sub23, batendo Aaron Dockx (Seleção Belga) por 4s e Léo Bisiaux (Seleção Francesa) por 15s. Paul Magnier venceu a classificação por pontos e Aaron Dockx a juventude. Tim Rex (Seleção Belga) venceu a classificação da montanha e a França foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Course de la Paix U23