Poderá Mads Pedersen ser o primeiro líder do Critérium du Dauphiné?
Após o Giro d’Italia, o calendário World Tour segue em frente com o Critérium du Dauphiné. A corrida por etapas francesa é um momento importante antes do Tour de France, pois vários ciclistas vêm aqui testar a sua forma. A 76ª edição do Critérium du Dauphiné conta com um pelotão de luxo com várias estrelas do pelotão internacional que prometem dar um grande espetáculo na luta pela classificação geral. Em 2023, a vitória sorriu a Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) que ainda está a recuperar de lesão e por isso não estará presente para defender o seu título.
Perfil
A primeira etapa do Critérium du Dauphiné apresenta um percurso de 172.5km com partida e chegada em Saint-Pourçain-sur-Sioule. O dia contará com uma contagem de quarta categoria, duas contagens de terceira categoria e um sprint intermédio. A etapa de hoje promete ser o dia mais tranquilo desta edição da corrida francesa. As equipas dos melhores sprinters presentes deverão controlar o ritmo para que estes possam vingar.
Favoritos
Mads Pedersen (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a etapa 1 do Critérium du Dauphiné. Pedersen está em grande forma esta temporada onde já conta com 7 vitórias. O dinamarquês regressa à competição após as clássicas de pavê e pretende testar a sua forma para o Tour de France. A etapa de hoje é perfeita para si e pode bem ser o mais forte no final do dia.
Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) é o maior adversário de Pedersen. Bennett mostrou-se no seu melhor nos 4 Jours de Dunkerque onde conquistou quatro etapas e a classificação geral. O irlandês pretende regressar às vitórias no World Tour e pode ter aqui a sua maior chance para o fazer.
Milan Menten (Lotto Dstny) está consistente esta temporada. O belga pretende conseguir o seu melhor resultado no World Tour e tem aqui uma bela chance para o fazer. Hugo Page (Intermarché – Wanty) pretende voltar aos excelentes resultados. Sem Biniam Girmay e Gerben Thijssen, o francês deve ter chance para sprintar em casa e pode bem estar na luta pelo pódio. Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels) tem se mostrado num ótimo nível desde que chegou à Arkea e pode bem conseguir mais um belo resultado no dia de hoje.
Iván García Cortina (Movistar Team), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Fred Wright (Bahrain Victorious) e Ide Schelling (Astana Qazaqstan Team) são ciclistas que precisam de voltar a mostrar resultados e têm aqui uma boa etapa para o fazerem. Emils Liepins (Team DSM-Firmenich PostNL) já mostrou este ano que tem uma boa potência e se estiver bem colocado, pode bem estar na luta pelo top5.
Nota ainda para Vito Braet (Intermarché – Wanty), Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla), Jensen Plowright (Alpecin – Deceuninck), Nicolò Parisini (Q36.5 Pro Cycling Team) e Axel Mariault (Cofidis) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mads Pedersen
⭐⭐⭐⭐ Sam Bennett e Milan Menten
⭐⭐⭐ Hugo Page, Clément Venturini e Iván García Cortina
⭐⭐ Magnus Cort, Fred Wright, Ide Schelling e Emils Liepins
⭐ Vito Braet, Davide De Pretto, Jensen Plowright, Nicolò Parisini e Axel Mariault
Portugueses em prova
Nenhum ciclista português estará presente na corrida.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 13h00.
Foto de Capa: Getty Images