Arlenis Sierra triunfa em Pizarra! Mavi Garcia conquista Vuelta a Andalucia!
A campeã cubana Arlenis Sierra (Movistar Team) venceu a última etapa da Vuelta a Andalucia Ruta Del Sol, uma ligação de 100.2km entre Alhaurín de la Torre e Pizarra, batendo ao sprint a neerlandesa Quinty Ton (Liv AlUla Jayco) e a bielorussa Alena Amialiusik (UAE Development Team).
Início com vários ataques, mas fuga consegue formar-se
A última etapa da Vuelta a Andalucia começou com algumas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 83km do fim, novos ataques aconteceram no pelotão, mas novamente voltaram a não ter sucesso. Mesmo assim, os ataques fizeram estragos e provocaram cortes no pelotão. 6km depois, no sprint intermédio do dia, Silke Smulders (Liv AlUla Jayco) foi buscar a pontuação máxima.
A 72km do fim, Joscelin Lowden (Uno-X Mobility) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Poucos kms depois, Mireia Benito (Seleção Espanhola) tentou chegar à britânica, mas não teve sucesso. A 58km do fim, Lowden tinha 1:10 de vantagem sobre o pelotão. 12km depois, na primeira contagem do dia, a britânica foi a primeira a passar no topo.
Fuga alcançada, novo ataque, mas etapa é decidida ao sprint
A 26km da meta, Joscelin Lowden foi alcançada. Logo a seguir, Mireia Benito atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 3km depois, a espanhola foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia. A 10km da meta, Benito tinha apenas 10s de vantagem sobre o pelotão. A Movistar Team acabou por aumentar o ritmo do pelotão e fez com que Benito fosse alcançada 5km depois.
O pelotão seguiu com um forte ritmo e preparava-se para uma chegada ao sprint. Arlenis Sierra acabou por não dar hipótese ao sprint e conquistou a sua primeira vitória da temporada na etapa final da Vuelta a Andalucia. A Liv Alula Jayco não conseguiu vencer as etapas todas, mas ainda colocou Quinty Ton na 2ª posição. Alena Amialiusik foi mais forte que Anouska Koster (Uno-X Mobility) e Alexandra Manly (Liv AlUla Jayco) para ser 3ª.
A portuguesa Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco) foi 56ª a 10:23. Kateryna Velychko (Matos Mobility – Flexaco) foi 61º a 20:27. Na geral, Ana foi 45ª a 48:55 e Kateryna 63ª a 1:26:21.
Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) é a grande vencedora da Vuelta a Andalucia, batendo Silke Smulders por 15s e Ella Wyllie (Liv AlUla Jayco) por 3:18. A campeã espanhola também venceu a classificação por pontos e o Combinado. Smulders venceu a classificação dos sprints intermédios e Alexandra Manly venceu a classificação da montanha. A Liv AlUla Jayco foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Vuelta a Andalucia Women