Riccardo Zoidl vence etapa rainha e é o novo líder do Tour of Hellas!

O austríaco Riccardo Zoidl (Team Felt-Felbermayr) venceu a terceira etapa do Tour of Hellas, uma ligação de 160km entre Karditsa e Karpenisi, após isolar-se na frente da corrida do dia a 7km para a meta. O austríaco Hermann Pernsteiner (Team Felt-Felbermayr) foi segundo a 34s e completou assim a dobradinha da equipa austríaca. O italiano Valerio Conti (Team Corratec – Vini Fantini) fechou o pódio a 1:20.

Formação da fuga do dia e nevoeiro provoca neutralização da corrida

A terceira etapa do Tour of Hellas começou com diversas tentativas de ataque com Samuele Zoccarato (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) a formar a fuga do dia. A cerca de 134km do fim, perto do topo da primeira subida do dia, a corrida foi neutralizada por causa do nevoeiro que fazia a descida ser bastante perigosa. Os ciclistas fizeram a descida de forma neutralizada e a corrida foi retomada com Zoccarato a ter uma vantagem de 1:25 sobre o pelotão.

Poucos kms depois, Julen Arriola-Bengoa (Caja Rural – Seguros RGA) e Roberto Gonzalez (Team Corratec – Vini Fantini) fizeram a ponte para Zoccarato. A 110km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Zoccarato foi buscar a pontuação máxima. 63km depois, na primeira contagem do dia, Arriola-Bengoa foi o primeiro a passar no topo.

Fim da fuga e início do Velouchi

A 35km do fim, Gonzalez deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo e foi alcançado. 5km depois, na segunda contagem do dia, Arriola-Bengoa foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, Vinzent Dorn (Bike Aid) e Torsten Demeyere (Tarteletto – Isorex) fizeram a ponte para o duo da frente que tinha uma vantagem de 30s.

A 11.8km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Velouchi, que tem uma pendente média de 8.7%. 1.8km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão que era comandado por Jakub Otruba (ATT Investments). O ritmo do checo era bastante elevado e o pelotão começava a perder bastantes unidades. A 9km da meta, os principais favoritos a vencer no dia de hoje, Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) e Victor Langelloti (Burgos-BH) acabaram por ceder.

Domínio da Team Felt-Felbermayr

500 metros depois, Marton Dina (ATT Investments) acelerou e foi apenas seguido por Riccardo Zoidl. Hermann Pernsteiner impôs o seu ritmo e não estava longe dos dois da frente. Logo a seguir, Zoidl aumentou o ritmo e Dina começava a mostrar estar em dificuldades. A 7km da meta, o húngaro acabou por ceder. Valerio Conti fez a ponte para Pernsteiner. 500 metros, Dina foi alcançado por Conti e Pernsteiner.

A 6km da meta, Mario Aparicio (Burgos-BH) juntou-se ao grupo perseguidor. Poucos metros depois, Pernsteiner atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. Dina e Conti largaram Aparicio e tentavam chegar ao austríaco. Zoidl manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa 3 do Tour of Hellas. Pernsteiner também seguiu com o seu ritmo e foi 2º a 34s para completar a dobradinha da Team Felt-Felbermayr. Conti largou Dina, nos metros finais, para ser 3º a 1:22.

José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) foi 48º a 15:02. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) sentiu-se indisposto durante a etapa e foi obrigado a abandonar.

Riccardo Zoidl é o novo líder da classificação geral e da classificação da montanha do Tour of Hellas. Felix Ritzinger (Team Felt-Felbermayr) é o novo líder da classificação por pontos e Tomas Pridal (Elkov-Kasper) é o melhor jovem. A Burgos-BH é a melhor equipa.

Riccardo Zoidl é o novo camisola azul do Tour of Hellas
Riccardo Zoidl é o novo camisola azul do Tour of Hellas

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Nassos Triantafyllou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock