Riejanne Markus volta às vitórias na Veenendaal-Veenendaal!
A neerlandesa Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) venceu a 4ª edição da Veenendaal-Veenendaal, uma clássica de 136km na cidade de Veenendaal, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 11km para a meta. A italiana Barbara Guarischi (Team SD Worx-Protime) foi segunda e a belga Marthe Truyen (Fenix – Deceuninck) terceira, ambas a 9s.
Início com ritmo alto, mas fuga acaba por se formar
A Veenendaal-Veenendaal começou com um forte ritmo e nenhuma ciclista tentava sair do pelotão. A cerca de 100km para o fim, a Team SD Worx-Protime acelerou numa zona exposta ao vento e fez com que algumas ciclistas ficassem em dificuldades. Esta tentativa acabou por não criar grandes diferenças e o ritmo acabou por baixar, fazendo com que as ciclistas que cortaram conseguissem reentrar no pelotão.
A cerca de 55km do fim, Florien Bolks (WV Schijndel) tentou sair do pelotão, mas sem sucesso. 5km depois, Sanne Cant (Fenix – Deceuninck), Sandra Alonso (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Julia Kopecky (AG Insurance-NXTG U23 Team), Femke Beuling (VolkerWessels Pro Cycling Team), Femke De Vries (GT Krush RebelLease), Monica Greenwood (Team Coop – Repsol) e Elisabeth Ebras (UAE Development Team) atacaram e formaram a fuga do dia.
Fuga alcançada e grande solo de Riejanne Markus
A 25km da meta, o pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem das fugitivas do dia começou a descer. 10km depois, a fuga do dia foi alcançada. Por volta desta altura, começou a chover bastante e a estrada ficava cada vez mais escorregadia. Isto fazia também com que a estrada ficasse mais perigosa e que o final prometia ser caótico.
A cerca de 11km da meta, na última subida do dia, o Paardeveld, com 0.5km a 4.4%, Riejanne Markus atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 4km da meta, a neerlandesa tinha 10s de vantagem sobre o pelotão. Cerca de 1km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas Daria Pikulik (Human Powered Health) e Lonneke Uneken (Team SD Worx-Protime).
Riejanne Markus manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada na Veenendaal-Veenendaal. No pelotão, Barbara Guarischi acabou por ser a mais forte ao sprint para ser assim segunda a 9s. Marthe Truyen completou o pódio. Destaca-se mais uma excelente corrida da jovem neerlandesa Scarlett Souren (VolkerWessels Pro Cycling Team) que confirmou o seu grande momento de forma e o seu potencial ao conseguir ser 4ª a 9s.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos