Cédrine Kerbaol ultrapassa chuva e frio e conquista Durango-Durango!
A francesa Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) venceu a Durango-Durango, uma clássica de 113km com partida e chegada em Durango, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 3km para a meta. A francesa Evita Muzic (FDJ-Suez) foi segunda a 4s e a neerlandesa Thalita De Jong (Lotto Dstny) terceira a 5s.
Aventura da fuga do dia
A Durango-Durango começou com um ritmo alto e desde cedo a chuva começou a ter impacto nas ciclistas. A cerca de 45km do fim, Lotta Henttala (EF Education – Cannondale) e Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling) atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. As duas conseguiram uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão.
A 31km do fim, na primeira subida do dia, a Areitio, com 4.3km a 4.2%, Henttala deixou de ter capacidade para seguir Berton e foi alcançada pelo pelotão. 4km depois, Berton também acabou por ser alcançada pelo pelotão. A cerca de 14km da meta, Ana Vitoria Magalhães (BePink-Bongioanni) e Jelena Eric (Movistar Team) conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. 3km depois, no início da última subida do dia, o Alto del Goiuria, com 4.8km a 5.6%, as duas acabaram por ser alcançadas.
Subida final deixa três na frente e Kerbaol surpreende na descida
Logo a seguir, a FDJ-Suez aumentou o ritmo do pelotão. A 10.3km da meta, Evita Muzic acelerou e o pelotão acabou por partir. 300 metros depois, a francesa voltou a atacar e desta vez conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 9km da meta, Cédrine Kerbaol e Thalita De Jong fizeram a ponte para Muzic. 500 metros depois, De Jong acelerou e só Muzic conseguiu agarrar a sua roda. Kerbaol impôs o seu ritmo e mantinha à vista as duas da frente.
A 6.5km da meta, no topo da última subida do dia, Kerbaol conseguiu reentrar na frente da corrida. Lucinda Brand (Lidl – Trek) perseguia a solo o trio da frente que tinha cerca de 15s de vantagem. Cerca de 3.5km depois, na descida, Kerbaol atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Muzic e De Jong não conseguiram responder ao ataque da francesa, mas tentavam manter-se na luta pela vitória.
Kerbaol conquista as ruas de Durango
Numa das últimas curvas, Cédrine Kerbaol quase perdeu o controlo da bicicleta, mas acabou por voltar ao seu ritmo e conquistar assim a sua segunda vitória da temporada na Durango-Durango. Nos metros finais, Evita Muzic conseguiu ser mais forte ao sprint que Thalita De Jong para ser assim segunda a 4s. Lucinda Brand mostrou-se no seu melhor nível na estrada este ano ao conseguiu ser quarta a 10s.
Giada Borghesi (BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo) e Noemi Ruegg (EF Education – Cannondale) confirmaram a grande temporada que estão a fazer ao conseguirem ser 7ª a 17s e 9ª a 19s, respetivamente. Destaca-se também a grande corrida da campeã brasileira Ana Vitoria Magalhães que conseguiu ser 16ª a 1:16. Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) regressou à competição, depois da lesão sofrida na Omloop het Nieuwsblad, e foi 19ª a 1:23.
As portuguesas Marta Carvalho, Beatriz Roxo e Beatriz Pereira (Meruelo) abandonaram a corrida.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency