Demi Vollering faz história e conquista a 3ª Itzulia Women!
A campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) venceu a última etapa da Itzulia Women, uma ligação de 114.9km com partida e chegada em Donostia, após isolar-se na frente da corrida a 30km da meta. As neerlandesas Thalita De Jong (Lotto Dstny) e Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime) foram 2ª e 3ª, respetivamente, ambas a 44s.
Fuga consegue formar-se
A última etapa da Itzulia Women começou com um ritmo alto. A cerca de 80km do fim, Amanda Spratt (Lidl – Trek), Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon//SRAM Racing), Eleonora Ciabocco (Team DSM-Firmenich PostNL), Marie Le Net (FDJ-Suez), Inge Van der Heijden (Fenix – Deceuninck), Urska Zigart (Liv AlUla Jayco), Claire Steels (Movistar Team), Nikola Noskova (Cofidis), Victorie Guilman (St Michel-Mavic-Auber93), Elena Pirrone (Roland) e Laura Asencio (Ceratizit-WNT Pro Cycling) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A 72km do fim, na primeira contagem do dia, Ciabocco foi a primeira a passar no topo. 19km depois, na segunda contagem do dia, Zigart foi o primeiro a passar no alto. A 48km do fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 2:10 sobre o pelotão. 6km depois, Steels atacou e isolou-se na frente da corrida. A 39km do fim, a britânica foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Logo a seguir, o grupo perseguidor fez a ponte para Steels.
Mendizorrotz parte e decide a corrida
A 32.5km do fim, as ciclistas entraram na Mendizorrotz, com 4.1km a 7.3%. Spratt aumentou o ritmo e o grupo da frente começava a perder elementos. 2km depois, Vollering acelerou e foi seguida por Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL). As duas passaram diretas pelas sobreviventes da fuga do dia, mas poucos metros depois, Labous acabou por deixar de ter capacidade para seguir Vollering.
A 28km da meta, a campeã neerlandesa foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia. Após o topo da subida, Labous foi alcançada por Marlen Reusser e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime), Thalita De Jong, Evita Muzic (FDJ – Suez), Isabella Holmgren e Spratt (Lidl – Trek), Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) e Ella Wyllie (Liv AlUla Jayco). A 18km da meta, Vollering tinha 45s de vantagem sobre o grupo perseguidor e 1:28 sobre o grupo de Mischa Bredewold e Olivia Baril (Movistar Team).
Demi Vollering mantém o seu ritmo e conquista as ruas de Donostia
7km depois, no último sprint intermédio do dia, Demi Vollering foi buscar a bonificação máxima. Ella Wyllie conquistou 2s e Thalita De Jong 1s. A 4.5km da meta, Wyllie tentou sair do grupo perseguidor, mas sem sucesso. 2.5km depois, o grupo de Mischa Bredewold e Olivia Baril conseguiu fazer a ponte para o grupo perseguidor.
Vollering manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua quarta vitória da temporada na etapa final da Itzulia Women. Nos metros finais, Marlen Reusser comandava o grupo perseguidor e preparava-se para lançar o sprint de Bredewold. A Campeã da Europa lançou o sprint e De Jong e Baril colocaram-se rapidamente ao seu lado. De Jong acabou por ser mais forte que Bredewold e Baril para ser assim 2ª a 44s.
Daniela Campos (Eneicat-CM Team) foi 81ª a 15:50. Na geral, a portuguesa foi 85ª a 30:56.
Demi Vollering é assim a grande vencedora da Itzulia Women, batendo Mischa Bredewold por 34s e Juliette Labous por 52s. A neerlandesa também conquistou a classificação da montanha e a classificação por pontos. Ella Wyllie foi a melhor jovem e a Team SD Worx-Protime a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images