Olav Kooij estreia-se a vencer em grandes voltas na etapa 9 do Giro d’Italia!

O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a nona etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 214km entre Avezzano e Napoli, batendo ao sprint o italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) e o colombiano Sebastian Molano (UAE Team Emirates).

Fuga de apenas dois elementos

A nona etapa do Giro d’Italia começou com Mirco Maestri e Andrea Pietrobon (Team Polti Kometa) a saíram do pelotão e a formaram a fuga do dia. Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) tentou fazer a ponte para os seus compatriotas, mas acabou por não ter sucesso. A 148km do fim, alguns ciclistas tentaram saltar do pelotão, mas não conseguiram ganhar um espaço importante. O duo da frente seguia com uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

66km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Pietrobon foi buscar a pontuação máxima. A 58km do fim, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) e Max Schachmann (Bora – Hansgrohe) sofreram uma queda, mas os dois rapidamente voltaram à bicicleta. 2km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Maestri foi buscar a pontuação máxima.

Ritmo aumenta e ataques começam a acontecer

A 40km do fim, os ciclistas entraram na fase mais dura da corrida. O duo da frente tinha apenas 1:00 de vantagem sobre o pelotão. 4km depois, na única contagem do dia, Pietrobon foi o primeiro a passar no topo. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL) deixavam de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. A 33km do fim, no último sprint intermédio do dia, Pietrobon foi buscar a pontuação máxima. Laurence Pithie (Groupama – FDJ) tinha um bom dia para as suas características, mas acabou por ter um problema mecânico que o retirou da luta pela etapa.

A 27km da meta, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e foi seguido por Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck). Os dois rapidamente fizeram a ponte para Maestri e Pietrobon. Poucos metros depois, Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL) e Lewis Askey (Groupama – FDJ) juntaram-se aos quatro da frente. A 24km da meta, Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels) saltou do pelotão e juntou-se ao grupo da frente que tinha cerca de 10s de vantagem sobre o pelotão.

Fugitivos alcançados e Narvaez tenta a sua sorte de longe

4km depois, Alaphilippe atacou e foi apenas seguido por Costiou. Vermaerke e Maestri largaram Pietrobon, Conci e Askey e tentavam juntar-se aos dois da frente. A 15km da meta, os dois perseguidores acabaram por ser alcançados. 5.5km depois, Alaphilippe atacou e isolou-se na frente da corrida. Costiou foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Lidl – Trek.

Jhonatan Narvaez ficou muito perto de bisar nesta edição do Giro d'Italia (Foto: Getty Images)
Jhonatan Narvaez ficou muito perto de bisar nesta edição do Giro d’Italia (Foto: Getty Images)

A 7.6km da meta, na última subida do dia, Narvaez atacou e passou direto por Alaphilippe. O equatoriano estava a voar e conseguiu uma boa vantagem sobre o pelotão. Marco Frigo (Israel – Premier Tech) e Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) ainda tentaram seguir Narvaez, mas acabou por não conseguir. 2km depois, Narvaez tinha cerca de 15s de vantagem sobre o pelotão. Tadej Pogacar e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) ajudavam Molano a manter-se bem colocado na frente do grupo.

Final caótico com Narvaez a ser alcançado nos últimos metros

A 1km da meta, Narvaez tinha 10s de vantagem sobre o pelotão. 400 metros depois, Tadej Pogacar assumiu o comando e começou a fechar o espaço para o equatoriano. O esloveno abriu para o lado e Simone Consonni (Lidl – Trek) começou a lançar o sprint final para Milan. O italiano lançou o sprint final e Kooij colocou-se ao seu lado. Os dois passaram por Narvaez, nos últimos metros, e o neerlandês acabou por levar a melhor para se estrear assim a vencer em grandes voltas na etapa 9 do Giro d’Italia. Molano acabou por fechar o pódio.

Depois de ter estado ao serviço de Molano, Rui Oliveira terminou em 76º com o mesmo tempo do vencedor.

Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral e da classificação da montanha do Giro d’Italia. Jonathan Milan segue líder da classificação por pontos e Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) segue o melhor jovem. A Decathlon AG2R La Mondiale segue a melhor equipa.

Jhonatan Narvaez ficou muito perto de bisar nesta edição do Giro d'Italia (Foto: Getty Images)
Tadej Pogacar segue para a 2ª semana do Giro d’Italia com a Maglia Rosa (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock