Mischa Bredewold vence em Elgoibar e é a primeira líder da Itzulia Women!

A neerlandesa, Campeã da Europa, Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime) venceu a primeira etapa da Itzulia Women, uma ligação de 140km entre Vitoria-Gasteiz e Elgoibar, batendo ao sprint a campeã cubana Arlenis Sierra (Movistar Team). A campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) lançou Bredewold e ainda conseguiu ser terceira.

Início rápido, mas fuga consegue formar-se

A primeira jornada da Itzulia Women começou com um ritmo alto. A 123km do fim, a portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CM Team) conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançada. 20km depois, na primeira contagem do dia, Olivia Baril (Movistar Team) foi a primeira a passar no topo.

Daniela Campos tentou formar a fuga do dia na etapa 1 da Itzulia Women (Foto: Sprint Cycling Agency)
Daniela Campos tentou formar a fuga do dia na etapa 1 da Itzulia Women (Foto: Sprint Cycling Agency)

A 93km do fim, Célia Le Mouel (St Michel-Mavic-Auber93), Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Maaike Colje (Arkea-B&B Hotels) e Quinty Van de Guchte (Lotto Dstny) conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas foram alcançadas poucos metros depois. 18km depois, Petra Stiasny (Fenix – Deceuninck) atacou e formou a fuga do dia. Poucos kms depois, Stina Dale (Team Coop – Repsol) fez a ponte para a suíça.

Stiasny cede e Cavallar junta-se à fuga do dia

A 58km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Dale foi buscar a pontuação máxima. Carolina Vargas (Eneicat-CM Team) tentou juntar-se ao grupo da frente, mas sem sucesso. 7km depois, Stiasny perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançada. Valentina Cavallar (Arkea-B&B Hotels) fez a ponte para Dale e ainda conseguiu ser a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia.

A 39km do fim, as duas da frente tinham uma vantagem de 1:20 sobre o pelotão. 1km depois, um grupo de vinte ciclistas conseguiu sair do pelotão, mas não tinha uma grande vantagem. A 36km do fim, o pelotão acabou por alcançar o grupo perseguidor. 11km depois, as duas da frente entraram na última subida do dia com 50s de vantagem sobre o pelotão.

Fuga alcançada e vários ataques no pelotão nos kms finais

A 21km da meta, Brodie Chapman (Lidl – Trek) tentou sair do pelotão, mas sem sucesso. Logo a seguir, Demi Vollering também atacou, mas acabou por ser rapidamente alcançada. Na frente da corrida, Cavallar largou Dale e isolou-se. A austríaca conseguiu ser a primeira a passar no topo da última contagem do dia. A 18km da meta, Cavallar foi alcançada pelo pelotão. 4km depois, Olivia Baril foi buscar 3s de bonificação no último sprint intermédio do dia. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) ainda foi buscar 1s.

A 7km da meta, vários ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhuma ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante. 2km depois, mais ataques aconteceram e cinco ciclistas conseguiram uma ligeira vantagem. A 3km da meta, as cinco acabaram por ser alcançadas. A Movistar Team assumiu o comando e não deixava nenhuma ciclista sair do grupo.

Etapa decidida ao sprint com Masterclass da Team SD Worx-Protime

No início do km final, Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) acelerou e assumiu o comando do pelotão com Demi Vollering e Mischa Bredewold na sua roda. A 400 metros da meta, a campeã suíça abriu e Vollering preparava-se para lançar o sprint de Bredewold. Nos metros finais, a Campeã da Europa lançou o sprint e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada na etapa 1 da Itzulia Women. Arlenis Sierra não teve pernas para passar Bredewold e acabou por ser 2ª.

Demi Vollering fez um grande trabalho nos metros finais e ainda conseguiu ser mais forte que Josie Nelson (Team DSM-Firmenich PostNL) para ser 3ª e somar 4s de bonificação. Destaca-se o bom sprint da jovem belga Fleur Moors (Lidl – Trek) que foi 5ª.

Daniela Campos terminou na 97ª posição a 2:01 da vencedora.

Mischa Bredewold é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos da Itzulia Women. Valentina Cavallar é a primeira líder da classificação da montanha e Josie Nelson é a melhor jovem. A Team SD Worx-Protime é a melhor equipa.

Mischa Bredewold é a primeira camisola amarela da Itzulia Women (Foto: Getty Images)
Mischa Bredewold é a primeira camisola amarela da Itzulia Women (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock