Juan Pedro Lopez vence em Schwaz e sobe à liderança do Tour of the Alps!

O espanhol Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek) venceu a terceira etapa do Tour of the Alps, uma ligação de 124.8km com partida e chegada em Schwaz, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 6km da meta. O italiano Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) foi segundo a 22s e o norueguês Tobias Foss (Ineos Grenadiers) terceiro a 38s.

Filippo Ganna: o único fugitivo do dia

A terceira etapa do Tour of the Alps começou com um ritmo alto. A 111km do fim, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) atacou e formou a fuga do dia. 10km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, o italiano foi buscar a pontuação máxima. A diferença entre o único fugitivo do dia e o pelotão era de cerca de 4:00. A 88km do fim, Kyrylo Tsarenko (Team Corratec – Vini Fantini) saiu do pelotão e tentava chegar a Ganna. 9km depois, o ucraniano foi alcançado pelo pelotão.

A 53km do fim, no último sprint intermédio do dia, Ganna somou novamente a pontuação máxima. 16km depois, Ganna entrou na primeira contagem do dia, o Weerberg, com 3.2km a 9.5%. A 34km do fim, Ganna foi o primeiro a passar no topo da contagem. O italiano tinha apenas 55s de vantagem sobre o pelotão. 6km depois, Ganna foi alcançado pelo pelotão na segunda contagem do dia, o Pillberg, com 3.2km a 9.9%.

Ataques no Pillberg com dois ciclistas a ganharem um espaço importante

Logo a seguir, Romain Bardet (Ineos Grenadiers) atacou. Tobias Foss assumiu a perseguição e fez com que o francês fosse alcançado, poucos metros depois. Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe) perdia o contacto com o pelotão. A 26km da meta, Giulio Pellizzari atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Juan Pedro Lopez fez a ponte para o jovem italiano. O espanhol foi o primeiro a passar no topo da contagem. Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) e Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) perdiam o contacto com o pelotão.

A cerca de 22km da meta, Thomas reentrou no pelotão e assumiu o comando do pelotão. 6km depois, Pedro Lopez e Pellizzari entraram na segunda passagem no Weeberg com cerca de 40s de vantagem sobre o pelotão. Thomas abriu para o lado e Foss aumentou o ritmo do pelotão. Poucos metros depois, a Movistar Team ajudou o norueguês na perseguição ao duo da frente. Chris Harper (Team Jayco-AlUla) perdeu o contacto com o pelotão na subida, mas na descida, conseguiu reentrar no pelotão, graças ao trabalho de Filippo Zana (Team Jayco-AlUla).

Juan Pedro Lopez e Giulio Pellizzari foram os protagonistas da etapa 3 do Tour of the Alps (Foto: Vaishar)
Juan Pedro Lopez e Giulio Pellizzari foram os protagonistas da etapa 3 do Tour of the Alps (Foto: Vaishar)

Solo de Juan Pedro Lopez e confirmação dos favoritos à geral

A 7.5km da meta, na segunda passagem no Pillberg, Wout Poels (Bahrain Victorious) atacou e tentava a solo chegar ao duo da frente. Cerca de 1km depois, Pedro Lopez atacou e Pellizzari deixou de ter capacidade para o seguir. Poels acabou por ser alcançado pelo pelotão que era comandado por Foss. O norueguês impunha um ritmo elevado e era apenas seguido por Bardet, Poels e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Ivan Sosa (Movistar Team) e Ben O’Connor, Aurélien Paret-Peintre e Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale).

A 4km da meta, Juan Pedro Lopez tinha 20s de vantagem sobre Pellizzari e 40s sobre o grupo dos favoritos. O espanhol manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 3 do Tour of the Alps. Giulio Pellizzari continua a mostrar o seu grande talento e potencial ao conseguiu ser 2º a 22s. Tobias Foss foi o mais forte ao sprint do grupo dos favoritos para ser 3º a 38s. Chris Harper perdeu 1:59, Geraint Thomas 3:01, Sergio Higuita 3:24 e Hugh Carthy 4:27.

Juan Pedro Lopez é o novo líder da classificação geral do Tour of the Alps. Antonio Tiberi segue o melhor jovem e Mattias Bais (Team Polti Kometa) manteve a liderança da classificação da montanha. Tobias Foss é o novo líder da classificação por pontos e a Decathlon AG2R La Mondiale lidera por equipas.

Juan Pedro Lopez é o novo camisola verde do Tour of the Alps (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
Juan Pedro Lopez é o novo camisola verde do Tour of the Alps (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock