David Gaudu regressa às vitórias no Tour du Jura!

O francês David Gaudu (Groupama – FDJ) venceu o Tour du Jura, uma clássica de 174.5km entre Domblans e Mont Poupet, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 900 metros da meta. Os franceses Jordan Jegat (TotalEnergies) e Guillaume Martin (Cofidis) foram 2º e 3º. respetivamente, ambos a 4s.

O Tour du Jura começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 166km do fim, Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) e Valentin Ferron (TotalEnergies) saltaram do pelotão e ficarem isolados na frente da corrida. 5km depois, os dois acabaram por ser alcançados.

A 156km do fim, Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Adne Holter (Uno-X Mobility), Alexis Vuillermoz (TotalEnergies), Kevin Ledanois e Louis Rouland (Arkea-B&B Hotels), Matys Grisel (Lotto Dstny), James Fouche (Euskaltel – Euskadi) Jonathan Couanon e Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur), Gwen Leclainche (Philippe Wagner-Bazin), Kenny Molly e Maximilien Juillard (Van Rysel-Roubaix) e Vinzent Dorn (Bike Aid) atacaram e formaram a fuga do dia. 33km depois, Grisel, Girard, Couanon e Dorn perderam o contacto com o grupo da frente.

A 103km do fim, Vuillermoz, Ledanois, Rouland e Leclainche cederam. 16km depois, os quatro conseguiram reentrar no grupo da frente. A vantagem do grupo da frente sobre o pelotão era de 3:00. A 77km do fim, Fouche deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 30km depois, o grupo da frente partiu e Frigo ficou isolado. Poucos kms depois, Holter conseguiu juntar-se a Frigo na frente da corrida. Vuillermoz perseguia a solo o duo da frente.

A 34km do fim, Jesus Herrada (Cofidis) atacou e conseguiu fazer a ponte para Vuillermoz. 5km depois, Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels) saltou do pelotão e juntou-se a Vuillermoz e Herrada. A 24km do fim, Costiou perdeu o contacto com o grupo perseguidor e foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, Vuillermoz também deixou de ter capacidade para seguir Herrada e foi alcançado. A 13km da meta, Herrada foi alcançado pelo pelotão que estava a 1:05 do grupo da frente.

A 4.1km da meta, os dois da frente entram na subida final, o Mont Poupet, que tem como pendente média 8.2%, com uma vantagem de 40s sobre o pelotão. 300 metros depois, Holter deixou de ter capacidade para seguir Frigo. A 3.6km da meta, Kenny Elissonde (Cofidis) aumentou o ritmo do pelotão. Lenny Martinez (Groupama – FDJ) notava-se que não estava bem e começou a perder várias posições no pelotão.

Jordan Jegat venceu a luta pelo segundo posto no Tour du Jura (Foto: CAMEMB'R)
Jordan Jegat venceu a luta pelo segundo posto no Tour du Jura (Foto: CAMEMB’R)

200 metros depois, David Gaudu atacou e foi seguida por Guillaume Martin, Felix Gall (Decathlon AG2RLa Mondiale), Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) e Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels). A 2.7km da meta, Gall atacou e passou direto por Frigo. Poucos metros depois, Cepeda a ritmo fez a ponte para Gall. Martin também impôs o seu ritmo e chegou aos dois da frente.

Harm Vanhoucke (Lotto Dstny) chegou a Rodriguez e Gaudu. O francês da Groupama comandava o grupo e a cerca de 2km da meta, os três chegaram ao grupo da frente. A 1.7km da meta, Martin atacou e isolou-se na frente da corrida. Jordan Jegat, Clement Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale) e Victor Langellotti (Burgos-BH) conseguiu chegar ao grupo perseguidor. 200 metros depois, Gaudu atacou e foi seguido por Cepeda. Jegat tentou seguir os dois, mas acabou por não conseguir.

A 1.3km da meta, Gaudu e Cepeda chegaram a Martin. Cerca de 400 metros depois, Gaudu atacou e isolou-se na frente da corrida. O francês manteve o seu ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores para voltar às vitórias, quase 2 anos depois, no Tour du Jura. Nos metros finais, Cepeda deixou de ter capacidade para seguir Martin. Gall, Jegat e Vanhoucke passaram diretos por Cepeda e tentavam chegar ao francês da Cofidis. Jegat lançou o sprint e conseguiu passar Martin, mesmo em cima do risco de meta, para ser 2º.

Felix Gall continua a subir de forma e ficou novamente às portas do pódio. Harm Vanhoucke esteve novamente muito e conseguiu fechar novamente no top5. Victor Langellotti teve mais um excelente dia. O monegasco pagou caro o fraco posicionamento no início da subida, mas ainda conseguiu ser 6º a 10s. Lenny Martinez não teve dos seus melhores dias, mas ainda foi 11º a 39s.

Pódio Final

Pódio do Tour du Jura com Jordan Jegat, David Gaudu e Guillaume Martin
Pódio do Tour du Jura com Jordan Jegat, David Gaudu e Guillaume Martin

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: LNC – Ligue Nationale de Cyclisme

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock