Joe Blackmore conquista a Liège-Bastogne-Liège Espoirs! Daniel Lima foi 16º!
O britânico Joe Blackmore (Israel – Premier Tech) venceu a Liège-Bastogne-Liège Espoirs, uma clássica Sub-23 de 175km entre Bastogne e Blegny, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 5km para a meta. O belga Robin Orins (Lotto Dstny Dev) foi segundo a 5s e o norueguês Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike Dev) terceiro a 9s.
A Liège-Bastogne-Liège Espoirs começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 143km do fim, Victor Vaneeckhoutte (Lotto Dstny Dev), Mees Vlot (Development Team DSM-Firmenich PostNL), Anders Sorenson (Team Coloquick) e Mikal Uglehus (Uno-X Mobility DT) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. 53km depois, Vlot perdeu o contacto com a dianteira.
A 87km do fim, Jorgen Nordhagen, Tim Rex (Wanty-ReUz-Technord) e Alvaro Garcia (Israel – Premier Tech Academy) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para a frente da corrida. Poucos kms depois, Vlot foi alcançado pelo grupo de Nordhagen. Ramses Debruyne (Alpecin – Deceuninck Dev Team), um dos principais favoritos a lutar por um lugar do pódio, acabou por perder o contacto com o pelotão.
A 80km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado. Vaneeckhoutte atacou e isolou-se na frente da corrida. 3km depois, Sorenson e Uglehus foram alcançados. Milan Donie (Lotto Dstny Dev) atacou e tentava fazer a ponte para o seu colega de equipa. Logo a seguir, um grupo de quinze ciclistas saiu do pelotão e fez a ponte para Donie. Robin Orins, Jorgen Nordhagen, Huub Artz (Wanty-ReUz-Technord) e Daniel Lima (Israel – Premier Tech Academy) estavam nesse grupo.
A 73km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado. 10km depois, Michiel Lambrecht (Bingoal-WB Devo Team) e Jo Hashikawa (Nippo-EF-Martigues). A 58km do fim, os dois perseguidores foram alcançados. 4km depois, Vaneeckhoutte sofreu uma queda, mas conseguiu regressar à bicicleta. A 48km do fim, o belga foi alcançado pelo pelotão. 4km depois, Kamiel Eeman (Lotto Dstny Dev), Milan Lanhove (Bingoal-WB Devo Team) e Tim Rex atacaram e ficaram isolados. Logo a seguir, Kasper Andersen e Max Place (Hagens Berman Jayco) e Matteo Ambrosini (Team MBH Bank Colpack Ballan) fizeram a ponte para o grupo da frente.
A 35km da meta, Place atacou e isolou-se na frente da corrida. 3km depois, o belga foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Robin Orins, Kamiel Eeman, Huub Artz, Joe Blackmore e Jesse Maris (Israel – Premier Tech Academy), Jorgen Nordhagen, Tijmen Graat e Tomos Pattinson (Team Visma | Lease a Bike Dev), Brieuc Rolland (Groupama-FDJ Conti) e Emiel Verstrynge (Alpecin – Deceuninck Devo Team) atacaram e isolaram-se na frente da corrida. A 25km da meta, Artz atacou, mas não ficou mais de 2km isolado.
5km depois, no Côte de Nessonvaux, com 3.3km a 4.1%, Nordhagen atacou e isolou-se na frente da corrida. Pattinson sofreu um furo e perdeu a sua oportunidade de estar na luta pelo pódio. A 17km da meta, Nordhagen tinha 12s de vantagem sobre Eeman, Orins, Rolland, Blackmore, Verstrynge e Artz. 5km depois, o norueguês foi alcançado. A 10km da meta, Graat atacou e foi seguida por Rolland. 4km depois, os dois foram alcançados.
A cerca de 5km para a meta, no Cote de Bolland, com 0.5km a 9.4%, Blackmore atacou e isolou-se na frente da corrida. O britânico conseguiu uma vantagem de 10s sobre os perseguidores. Artz acabou por deixar de ter capacidade para seguir o grupo perseguidor. A cerca de 1km da meta, Orins saltou do grupo perseguidor e tentava fazer a ponte para Blackmore. Nordhagen também atacou para tentar garantir um lugar do pódio.
Joe Blackmore manteve o seu ritmo e voltou a confirmar a fantástica temporada que está a fazer ao juntar seu palmarés a Liège-Bastogne-Liège Espoirs. Robin Orins não conseguiu chegar ao britânico e foi 2º a 5s. Jorgen Nordhagen fechou o pódio a 9s. Emiel Verstrynge foi mais forte ao sprint que Brieuc Rolland e Tijmen Graat para ser 4º a 15s.
Daniel Lima foi o melhor português na Liège-Bastogne-Liège Espoirs. Daniel chegou num grupo com Paul Magnier (Soudal Quick-Step Devo Team) e acabou por ser 16º a 1:51. O campeão nacional de sub23, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco) foi 37º a 2:54.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Alexis Dancerelle