Romain Grégoire vence etapa 5 da Itzulia Basque Country num final ao photo finish!

O jovem francês Romain Grégoire (Groupama – FDJ) venceu a quinta etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 175,9km entre Vitoria-Gasteiz e Amorebieta-Etxano, após bater ao sprint o campeão venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) e o alemão Max Schachmann (BORA – hansgrohe). Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) chegou no grupo principal e mantém a liderança.

Quedas voltam a protagonizar o arranque da jornada

A quinta jornada da Itzulia Basque Country começou com um ritmo elevado, e vários ataques desde a sua fase inicial. Todas as tentativas de fuga foram sendo anuladas, já que várias equipas queriam atacar a liderança da geral. As quedas voltaram a protagonizar o dia, e a mandar para casa mais um candidato. Mikel Landa e Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Gonzalo Serrano e Pelayo Sánchez (Movistar Team) foram os afetados, acabando por abandonar.

A primeira contagem de montanha surgiu em Urkiola, ao km 82,3. Foram várias as tentativas de ataque, mas nenhuma vingou. Anthony Delaplace (Arkea – B&B Hotels) foi primeiro no topo, 5,5km depois. Logo após a subida, Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) surpreenderam com um grande ataque. Os dois ganharam cerca de 50s, mas a corrida começou a endurecer bastante. Um grupo com cerca de 30 ciclistas ganhou vantagem sobre o pelotão graças ao trabalho da Lidl – Trek, que fazia a perseguição.

A fuga da etapa 5 da Itzulia Basque Country com Sepp Kuss e Isaac del Toro! (Foto: Cor Vos)
A fuga da etapa 5 da Itzulia Basque Country com Sepp Kuss e Isaac del Toro! (Foto: Cor Vos)

Fuga alcançada, mas ritmo continuou frenético

A 63km do final, a fuga foi anulada, e toda a gente se voltou a juntar. O perigo de uma fuga com Del Toro e Kuss para a classificação geral era iminente. Na primeira passagem pela meta, a 52,2km do fim, foi Martijn Tusveld (Team dsm-firmenich PostNL) a levar a melhor sobre todos no primeiro sprint intermédio do dia!

6km depois, um grupo de 9 ciclistas atacou e ganhou vantagem sobre o pelotão. Mauro Schmid (Team Jayco – AlUla), Enekoitz Azparren (Euskaltel – Euskadi), Johannes Staunne – Mittet (Team Visma | Lease a Bike), Harrison Wood (Cofidis), Mathieu Burgadeau (TotalEnergies), Martijn Tusveld (Team dsm-firmenich PostNL), Iván Cobo (Equipo Kern Pharma), Jimmy Jansens (Alpecin – Deceuninck) e José Manuel Diaz (Burgos – BH) eram os elementos escapados.

A primeira passagem pela meta deu-se 5km depois, com Tusveld a ser primeiro no sprint intermédio. A chegada à subida a Muniketagaina fez o grupo começar a partir-se. Janssens foi-se aguentando na frente, mas Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) progatonizou um forte ataque. O colombiano conseguiu passar em primeiro no topo, à frente do belga que foi segundo. Os dois foram apanhados com 35km pela frente, mas uma nova fuga surgiu com oito ciclistas. O grupo acabou por não vingar e foi alcançado 2km depois.

Mexidas e mais mexidas na última volta ao circuito final

Os ataques sucederam no pelotão, e um novo grupo com Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team), Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma), Remy Rochas (Groupama – FDJ) e Johannes Staunne – Mittet conseguiu escapar. Mauro Schmid e Martijn Tusveld ainda se colocaram em posição intermédia, mas não conseguiram chegar à frente. O segundo sprint intermédio do dia surgiu um par de kms depois, com Kwiatkowski a levar a melhor.

A 16km da meta, Remy Rochas aumentou o ritmo e foi descarregando um a um, os seus colegas de fuga. Gijs Leemreize (Team DSM-Firmenich PostNL) saltou do pelotão com Jordan Jegat (TotalEnergies) e os dois tentavam chegar ao francês. Cerca de 1km depois, Isaac Del Toro atacou e foi seguido por Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), David de la Cruz (Q36.5 Pro Cycling Team) e Victor Langellotti (Burgos – BH).

A 14km da meta, Gijs Leemreize e Jordan Jegat mais o grupo de Isaac Del Toro chegaram a Remy Rochas. Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) comandava o pelotão em prol de Mattias Skjelmose (Lidl – Trek). 1km depois, Oscar Onley tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Max Schachmann atacou com Santiago Buitrago e os dois rapidamente chegaram ao grupo da frente. Skjelmose teve de assumir a perseguição e mesmo no topo da subida, o dinamarquês juntou o partido pelotão à dianteira. Langelotti foi o primeiro a passar no topo da subida.

Final ao sprint, com disputa muito renhida

A 11km da meta, logo no início da descida, Buitrago atacou e isolou-se. 3km depois, Skjelmose fechou o espaço para o colombiano. Alguns ciclistas conseguiram reentrar no pelotão entre eles estavam Alex Aranburu (Movistar Team), Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) e Orluis Aular. Brandon McNulty (UAE Team Emirates) atacou a 6.5km do final, mas a Lidl – Trek e a Movistar alinharam-se e apanharam o americano 2km depois. A 4km da meta, Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) atacou, mas não ficou mais de 1.5km na dianteira. Logo a seguir, Del Toro voltou a mexer, mas sem sucesso.

No início do km final, Del Toro atacou, mas Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers) fechou o espaço. O grupo acabou por parar e Rodriguez conseguiu uma ligeira vantagem. Max Schachmann arrancou de longe e com Quentin Pacher (Groupama – FDJ) na roda a levar Grégoire. Rodriguez foi alcançado a 200 metros da meta, e Grégoire já estava a sprintar ao lado de Schachmann. Os dois pareciam os únicos a disputar a vitória, mas Orluis Aular colocou-se ao lado dos dois, nos últimos metros. O francês acabou por levar a melhor sobre o venezuelano e o alemão no photo finish para se estrear assim a vencer no World Tour na etapa 5 da Itzulia.

Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 50º, a 1:06, e caiu para 30º na geral, a 1:30 do líder!

O dinamarquês Mattias Skjelmose continua na liderança da Itzulia Basque Country, agora com Max Schachmann a apenas 2s. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) é o melhor jovem. Louis Meintjes (Intermaché – Wanty) segue líder da classificação da montanha e Alex Aranburu é o novo líder da classificação por pontos.

Mattias Skjelmose segue na liderança da Itzulia Basque Country (Foto: Getty Images)
Mattias Skjelmose segue na liderança da Itzulia Basque Country (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock